Novembro Azul
A atividade física e a alimentação balanceada formam o casal perfeito
Gabriela Rebello
O Novembro Azul está para os homens assim como o Outubro Rosa é para as mulheres: tempo de conscientização sobre a saúde e nossos hábitos de vida.
Às vezes pode parecer que bato na mesma tecla quando falo da importância dos alimentos em diversas situações.
Mas a verdade é que, com as escolhas certas, aumentamos as defesas do nosso organismo, que nos blinda de diferentes doenças por meio do sistema imunológico, renovando estruturas e permitindo que vençamos batalhas contra vírus, bactérias e inclusive e até mesmo o câncer.
Pensando nisso, nada melhor do que dicas de alimentação para aumentarmos as defesas do organismo.
A alimentação deve ser variada, equilibrada e saborosa. Frutas, legumes, verduras de preferência orgânicos, cereais integrais e feijões são os principais alimentos protetores.
Confira então uma lista dos alimentos que não podem faltar na sua dispensa:
- Romã: Estudos sugerem que a romã pode retardar a reprodução de células cancerosas.
- Alho: É um alimento verdadeiramente maravilhoso. Rico em alicina, selênio e triptofano, substâncias anti-inflamatórias e antioxidantes que auxiliam na prevenção do câncer especialmente em órgãos digestivos, como esôfago, estômago e cólon.
- Uva: Ricas em polifenóis, nutriente que aumenta a produção de enzimas que destroem substâncias tóxicas ao organismo.
- Chá verde: Contém antioxidantes chamados catequinas, que podem ajudar a prevenir o câncer em uma grande variedade de maneiras, incluindo na eliminação dos radicais livres, que são células prejudiciais. Além disso, estudos de laboratório descobriram que catequinas no chá podem encolher tumores e reduzir o crescimento de células tumorais.
- Aloe vera: Atua aumentando a função do sistema imune e destruindo células cancerígenas.
Mas além de avaliar o que comer, é importante observar também a forma correta de preparo. Ao cozinhar, você deve ter cuidado com a higiene dos alimentos. E lembre-se, nada de frituras: o melhor é assado, grelhado ou cozido.
Outras dicas também são importantes: mantenha-se hidratado; procure dormir bem, pois o sono é fundamental para a manutenção do sistema imunológico e para ajudar a mente e o corpo a se recuperarem do estresse do dia-a-dia.
Evite o fumo. Limite o consumo de bebidas alcoólicas. E mexa-se! Quando falamos de prevenção, a atividade física e a alimentação balanceada formam o casal perfeito.
Resumindo: A dieta costuma ser responsável por 30 a 40% de todos os cânceres.
Claro que é improvável que a alimentação por si só seja responsável pela causa ou pela cura do câncer, mas uma alimentação saudável, aliada a uma atividade física regular e um peso adequado, podem ajudar a reduzir o risco de desenvolver um câncer, ou seja, a verdadeira prevenção está no prato.
Por isso, comece hoje mesmo a rever os seus hábitos. Como já dizia o mestre da medicina Hipócrates: “Que seu alimento seja o seu remédio”. Cuide-se!
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Nutridicas, por Gabriela Rebello,por Gabriela Rebello
Gabriela Rebello
Nutridicas, por Gabriela Rebello
Com Gabriela Rebello