Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

TRIBUNA LIVRE

Um olhar para a cultura e o turismo do Espírito Santo

Nesta semana, o Centro Cultural Sesc Glória, construção emblemática na capital, completa oito anos

Bruno Negris | 06/10/2022, 08:14 h | Atualizado em 06/10/2022, 08:15
Tribuna Livre

Leitores do Jornal A Tribuna


Olhar o nosso Espírito Santo é enxergar inúmeras oportunidades na área da cultura e do turismo. Quem nunca se questionou sobre o uso de espaços voltados para a promoção das belezas das nossas cidades ou a falta de incentivos ou de programações mais robustas para promover a cultura?

Nesta semana, o Centro Cultural Sesc Glória, construção emblemática na Capital, completa oito anos. A reforma feita em todo o complexo fez com que o espaço, fundado em 1932, se tornasse o maior equipamento cultural do Espírito Santo, o que muitos desconhecem. 

O prédio, por exemplo, conta com dois teatros, com capacidade para 752 espectadores; duas salas de cinemas; biblioteca e até uma cobertura gourmet, que oferece uma visão de 360º do centro de Vitória. Mais de 5,5 mil eventos já foram realizados desde 2014.

Aberto aos capixabas e turistas, funciona praticamente 12 meses do ano e oferece diversas atividades culturais, inclusive capacitação. 

Com a nova gestão do Sistema Fecomércio/ES, que inclui o Sesc e o Senac, iniciada há 90 dias, essa experiência ganhará capilaridade em nosso Estado, com investimentos e projetos no interior. 

O Sesc atualmente está presente em 11 municípios e, na maioria das unidades, existem auditórios com características de anfiteatros, que seriam portas para a interiorização da cultura, que associada à educação, permitirá aos comerciários, seus dependentes e a comunidade em geral “transformar suas vidas”.

Esse é um dos projetos prioritários do Sesc para a promoção da cultura no nosso Estado. Entendemos a importância desse movimento para a formação da identidade, a constituição da sociedade e o desenvolvimento das gerações futuras. 

E por que não associar a cultura ao turismo e lazer? O Sesc hoje é um gigante literalmente no âmbito do lazer: maior rede hoteleira do Espírito Santo, com unidades nas montanhas, em praias no Norte e no Sul do Estado, próximas à capital e também de fácil acesso a quem vem do interior.

Os empreendimentos contam com ampla área de lazer, que considero teatros à céu aberto, parque aquáticos, campos de futebol, além de dois grandes centros de convenções, com capacidade para receber até 2 mil pessoas.

Além de revitalização e continuidade de projetos de gestões anteriores, o nosso olhar agora se volta para unidades mais digitais, promovendo uma verdadeira revolução tecnológica, gerando ainda mais valor para quem quer desfrutar das unidades.

Ao olhar essa grandiosidade, além das sete instituições escolares no Espírito Santo, é impossível não imaginar a importante missão do Sesc em promover serviços que tragam valor educacional, cultural e até mesmo financeiro para seus associados, sociedade e governo. 

Revitalizar, inovar, ampliar e simplificar a utilização do Sesc são metas a serem perseguidas. Há muito trabalho pela frente, mas muita vontade de colaborar para um novo momento do turismo e do saber no Espírito Santo.

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

Tribuna Livre

Tribuna Livre, por Leitores do Jornal A Tribuna

ACESSAR Mais sobre o autor
Tribuna Livre

Tribuna Livre,por Leitores do Jornal A Tribuna

Tribuna Livre

Leitores do Jornal A Tribuna

Tribuna Livre