Personal de lista de casamento
Noivas e noivos desavisados (e o são quase todos) chegam às lojas cheios de amor para dar, mesmo os que optam pela boa e velha lista
Claudia Matarazzo
Quando surgiram os sites de casamento, muita gente aderiu a eles e praticamente aboliu as listas, preferindo ganhar o valor equivalente a “uma massagem a quatro mãos” ou “o passeio de barco da lua de mel” ou ainda “a diária de um hotel bacana para um fim de semana”.
Pedem coisas exóticas, que não ganhariam em uma lista de casamento comum e jamais comprariam em circunstâncias normais.
Beleza. O problema é quando voltam para casa: a dura realidade da vida como ela é já é suficientemente difícil em uma casa sem o mínimo necessário para funcionar com conforto, e é a receita para um desastre matrimonial iminente.
Sites x lista – Parece uma coisa antiga, mas há (muito) valor em uma lista de casamento bem feita. Sim, eu sei que hoje pouca gente faz, mas estou falando daquela que descreve todos os itens que os noivos desejam ganhar (ou pensam que desejam) e que as lojas vendem como água, muitas delas sobrevivendo exclusivamente em razão dessas vendas...
Minha amiga, a personal organizer Mary, mora em Teresina e especializou-se em… organizar listas de casamento! E garante que boa parte dos seus rendimentos hoje advêm desse tipo de trabalho.
Está achando frescura? Nada disso. Noivas e noivos desavisados (e o são quase todos) chegam às lojas cheios de amor para dar, mesmo os que optam pela boa e velha lista.
Lá, a vendedora lhes apresenta uma lista padrão, com itens classificados por preços, material e por categorias, como copos, enfeites, utilitários.
Com pouca prática e preguiça para detalhes, os pombinhos acabam dando um ok geral e partem para assuntos mais divertidos, como a degustação de doces, bebidas ou escolha da banda para a festa.
E ganham muitas tranqueiras que não lhes servirão e só ocupam espaço em casa.
Vantagens da lista com assessoria – Funciona assim: Mary ajuda a montar a lista e, se quiserem, os noivos podem contar com a sua organização de tudo na casa.
Depois de uma entrevista bem detalhada com ambos, que inclui algumas informações básicas, ela elabora a lista, que deve ser o mais assertiva possível. Vejam só:
Onde vão morar, casa ou apartamento? No caso de casa, podem incluir floreiras, material de jardinagem, móveis e objetos para ambientes externos.
Vão morar apenas os dois ou têm filhos, enteados e família? Influi em escolha de mais lugares americanos, aumentar o número de copos e jogos de mesa, dobrar ou não o faqueiro…
Tem pet? Caso sim, há uma infinidade de utilidades voltadas aos pets que, além de úteis, são super decorativas.
Gostam de receber amigos? É o mesmo caso de família grande: caso sim, mais copos e toda sorte de utensílios devem ser previstos e adquiridos através da lista, pois, depois de casados, é o tipo de coisa que vamos protelando por pesar no orçamento.
Percebem a vantagem – e comodidade – de um planejamento feito por uma profissional? Quando casei, tive que confiar na experiência de minha mãe, pois não existiam esses serviços.
Hoje… Bom, se não conhecesse o talento da Mary, acho que recomendaria a Poderosa Mami, que, aos 92 anos, ainda bate um bolão quando se trata de bom senso!
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Claudia Matarazzo,por Claudia Matarazzo