Outubro Rosa: prevenção ao adotar estilo de vida saudável
Frutas, legumes, verduras, cereais integrais e feijões são os principais alimentos protetores
Gabriela Rebello
Você já ouviu falar muitas vezes da importância da alimentação adequada e saudável para a manutenção da saúde e até mesmo para a prevenção de doenças como obesidade, hipertensão e diabetes.
Mas talvez ainda não tenha ouvido falar da relação que a sua comida tem com o surgimento do câncer de mama.
A verdade é que com a escolha certa aumentamos as defesas do nosso organismo, que nos blinda de diferentes doenças, por meio do sistema imunológico, renovando estruturas e permitindo que vençamos batalhas contra vírus, bactérias e, inclusive, o câncer.
A alimentação deve ser variada, equilibrada e saborosa. Frutas, legumes, verduras, cereais integrais e feijões são os principais alimentos protetores. Confira uma listinha dos alimentos que não podem faltar na sua dispensa:
Alho: é verdadeiramente maravilhoso. Rico em alicina, selênio e triptofano, substâncias anti-inflamatórias e antioxidantes que auxiliam na prevenção do câncer, especialmente em órgãos digestivos, como esôfago, estômago e cólon.
Uva: rica em polifenóis, nutriente que aumenta a produção de enzimas que destroem substâncias tóxicas ao organismo.
Romã: uma fruta que contém compostos funcionais como flavonoides, quercetina e ácido elágico, que são antioxidantes que podem ajudar a prevenir diversos tipos de câncer.
Chá verde: contém antioxidantes chamados catequinas, que podem ajudar a prevenir o câncer em uma grande variedade de maneiras, incluindo na eliminação dos radicais livres que são células prejudiciais. Além disso, estudos descobriram que catequinas no chá podem reduzir o crescimento de células tumorais.
Aloe vera: atua aumentando a função do sistema imune e destruindo células cancerígenas.
Além de avaliar o que comer, é importante observar também a forma correta de preparo. Ao cozinhar, você deve ter cuidado com a higiene dos alimentos. E lembre-se: nada de frituras. O melhor é assar, grelhar ou cozinhar.
Ah! E sempre que possível dê preferência aos orgânicos. Quanto menos substâncias químicas ingerirmos, melhor.
Outras dicas também são importantes: procure dormir bem, pois o sono é fundamental para a manutenção do sistema imunológico e para ajudar a mente e o corpo a se recuperarem do estresse do dia a dia. Evite o fumo. Limite o consumo de bebidas alcoólicas.
E mexa-se! Quando falamos de prevenção, a atividade física e a alimentação balanceada formam o casal perfeito.
E se você for um paciente oncológico, além de ingerir os alimentos listados acima: mude gradativamente os hábitos alimentares, pois ninguém consegue mudá-los rapidamente. E beba bastante líquido.
Resumindo: a prevenção do câncer de mama é feita ao adotar um estilo de vida saudável.
Entretanto, para prevenir eficazmente este câncer, é necessário realizar, o autoexame da mama mensal, três a cinco dias após o término da menstruação, além de realizar de forma regular, a mamografia, que deve ser feita anualmente, a partir dos 40 anos de idade, de acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia e com a Sociedade Americana de Radiologia.
Mito ou verdade?
Exposição ao forno de micro-ondas pode provocar câncer? Mito! O micro-ondas não altera o material genético das células.
Ou seja, a exposição não causa risco à saúde, desde que as instruções de utilização sejam seguidas e o aparelho esteja regulado.
O corante contido na maior parte dos refrigerantes é cancerígeno? Verdade! De acordo com a OMS, os refrigerantes, em sua maioria, possuem uma substância derivada do corante caramelo que vem sendo associada a malefícios à saúde.
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Nutridicas, por Gabriela Rebello,por Gabriela Rebello
Gabriela Rebello
Nutridicas, por Gabriela Rebello
Com Gabriela Rebello