Linha de ônibus sem cobrador
Usuários da viação Alvorada, que faz o trajeto de Vitória até Guarapari, reclamam da situação e afirmam que viagens atrasam
Redação jornal A Tribuna
“Os ônibus da Viação Alvorada, que fazem o percurso Vitória a Guarapari, via Rodovia do Sol, estão circulando sem o cobrador. A cobrança da passagem é feita pelos próprios motoristas. Isso está atrasando muito as viagens”, reclama a professora Naday Noli, que mora na Barra do Jucu, em Vila Velha.
De acordo com a leitora, os carros desta linha ainda não estão equipados com a máquina que permite o pagamento com cartão, como nos veículos do Transcol, por exemplo.
“Uso a linha durante a semana. Assim como eu, outras professoras que atuam no município também sofrem com atrasos”.
Naday conta que os ônibus andam com passageiros sentados e em pé e, às vezes, o carro fica mais de três minutos parado até que o motorista consiga cobrar e dar o troco a todo mundo.
A professora destaca que os veículos estão velhos, sucateados, não recebem manutenção adequada.
“Já passou da hora da empresa renovar sua frota que atende a essa linha”, frisa.
A Ceturb-ES informa que o serviço intermunicipal rodoviário diferencia-se do Sistema Transcol. Nessas linhas não há catracas com a prática de tarifa proporcional à distância percorrida.
O serviço funciona de acordo com as condições de mercado. A manutenção da linha depende do equilíbrio financeiro da operação.
São muitos os fatores que influenciam no custo, razão pela qual as empresas adotam estratégias de redução de custo, dentre elas a eliminação da função de cobrador, que não é função obrigatória.
A Ceturb-ES promove junto às empresas a modernização da frota, com adoção de soluções tecnológicas e de conforto aos usuários. A Viação Flecha Branca, que administra a linha, foi procurada e nada respondeu.
O que diz a leitora
Vou esperar
Naday disse esperar que a empresa melhore a frota, pois, além dos atrasos, assaltos estão ocorrendo em alguns horários.
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Qual a Bronca?,por Redação jornal A Tribuna