Estreia de Lula em SP terá esquema de segurança e hino
Confira a coluna Estadão deste sábado (20)
Estado de São Paulo
O esquema de segurança do comício de estreia de Lula (PT) em São Paulo, no Vale do Anhangabaú, hoje, terá drones equipados com câmeras que vão sobrevoar o local para detectar eventuais focos de violência. Haverá apenas duas entradas para o público e, em cada uma delas, seguranças farão revista e os apoiadores precisarão passar por pórticos de detecção de metais. Ao todo, participarão três forças de segurança pública: Guarda Municipal e as Polícias Militar e Federal.
A segurança virou um dos aspectos centrais para as aparições de Lula em público – um ato previsto para a última terça, que seria a estreia do petista na capital, foi cancelado porque a PF alegou não ver condições para a proteção do candidato.
VIP. Além de Lula, Márcio França e Geraldo Alckmin vão discursar. Os presidentes dos dez partidos da aliança foram convidados a dar uma breve saudação – o que já estica o programa. O limite é de 30 pessoas no palco. Tal qual os eventos bolsonaristas, os organizadores planejam executar o Hino Nacional.
VAI SER MAIOR. O deputado Bruno Engler, apoiador de Jair Bolsonaro, quer organizar uma motociata, na próxima quarta-feira, em Belo Horizonte, para contrapor o comício de Lula na capital mineira na quinta. Engler disse a aliados que é capaz de colocar três vezes mais pessoas do que o petista na Praça da Estação. Neste dia, Bolsonaro vai estar em Betim.
EM CIMA. Sondado, Flávio Bolsonaro (PL) não acatou de imediato. Há o receio de que o ato, organizado de última hora, não reúna pessoas o suficiente para um contraponto.
RELEMBRAR… Em evento do Esfera Brasil, ontem, Dias Toffoli, do STF, falou dos tempos quando era advogado do PT, nos anos 1990, para lembrar que já era motivo de insatisfação, há mais de 20 anos, a atuação de militares no sistema eleitoral.
…É VIVER. “Acompanhei todo o processo de criação das urnas eletrônicas como advogado da oposição”, disse. “O processo foi conduzido por cinco técnicos, todos de patente militar, formados no ITA. E curiosamente muitos membros do PT entendiam que aquilo era perigoso, porque estava sendo feito por técnicos militares e com o apoio e participação da Abin.”
LENDA. Pouco tempo depois, disse Toffoli, Nelson Jobim assumiu a presidência do TSE e, dado que era amigo de José Serra (PSDB), criou-se a desconfiança de que as urnas seriam fraudadas para que o tucano ganhasse a eleição – o que não ocorreu.
FILA. As nomeações de desembargadores para os Tribunais Regionais Federais da 6ª e 5ª Região expuseram o nó envolvendo outra corte: o TRF-4, o chamado tribunal da Lava a Jato, por ter sido onde correram os processos da operação.
FILA 2. Na semana passada, Bolsonaro nomeou de uma vez 17 desembargadores para iniciar o TRF-6, em Minas, e outros oito nomes para o TRF-5. O TRF-4 segue em compasso de espera, com 12 vagas em aberto. A indicação que cabe à advocacia é fruto de disputa entre o Centrão e outros membros do governo.
CLICK. Marcelo Freixo (PSB), candidato ao governo do Rio, em ato de campanha, pegou um trem da Central do Brasil até Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, reduto do governador Claudio Castro (PL).
--
"Tenho muito orgulho quando me chamam de Centrão, porque o Centrão de que eu faço parte não achincalha, não exige, não faz toma lá, dá cá", Arthur Lira, presidente da Câmara (PP-AL)
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Coluna do Estadão,por Estado de São Paulo