Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

QUAL A BRONCA?

Espera embaixo de sol e chuva

Acompanhantes de segurados que marcam perícia médica na agência do INSS, na Serra, são “impedidos” de entrar no local

| 18/08/2022, 13:13 h | Atualizado em 18/08/2022, 13:15
Qual a Bronca?

Redação jornal A Tribuna



          Imagem ilustrativa da imagem Espera embaixo de sol e chuva
Familiares ficam do lado de fora de agência, na avenida Norte Sul |  Foto: Luiz Carlos da Silva

“Quero saber por que a agência do INSS, situada na avenida Norte Sul, em Jardim Limoeiro, na Serra, não permite a entrada dos familiares dos segurados”, pergunta o servidor público Luiz Carlos da Silva, que mora no bairro Valparaíso, na Serra.

Ele argumenta que, mesmo que o acompanhante não possam entrar nos consultórios onde as perícias são realizadas, familiares poderiam ter o acesso liberado ao interior da agência.

“Nós, ficamos do lado de fora, na rua, embaixo de sol e chuva. Um total desrespeito com quem sofre com a demora no atendimento, e sem a mínima condição de um local digno para aguardar pelo familiar que precisou usar os serviços do órgão”.

Luiz relata que a perícia de sua mulher estava agendada para 10h10. Uma hora depois, ele ainda esperava por ela na rua. “Um descaso total”, reclama. 

O INSS informa que os segurados têm o direito de solicitar a presença de um acompanhante durante a realização da perícia médica. O formulário deve ser preenchido pelo segurado e entregue junto com o restante da documentação necessária para a concessão do benefício. 

A solicitação deve ser feita antes do horário do agendado feito junto ao órgão. Esclarece, contudo, que a permissão é facultativa e a critério do perito médico.

 Cabe ao médico decidir se permitirá ou não a presença do acompanhante, sempre considerando a não interferência no ato pericial. 

Lembra ainda que fica resguardado o direito dos menores, maiores de 60 anos, pessoa portadora de deficiência física e/ou com transtorno mental. A agência da Serra tem grande demanda diária de atendimento (são cerca de 200 pessoas por dia) e recebeu nessa semana seis longarinas para acomodação dos segurados.

O QUE DIZ O LEITOR

Luiz disse que o órgão deveria divulgar a possibilidade de acesso dos familiares  pois isso não é informado, na marcação da perícia.

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

Qual a Bronca?

Qual a Bronca?, por Redação jornal A Tribuna

ACESSAR Mais sobre o autor
Qual a Bronca?

Qual a Bronca?,por Redação jornal A Tribuna

Qual a Bronca?

Redação jornal A Tribuna

Qual a Bronca?