Aparelho elimina ronco e une casais
Chamado de CPAP, equipamento é usado com uma máscara e promete evitar o ronco e tratar apneia do sono durante a noite
Escute essa reportagem
Noites mal dormidas alteram a vida das pessoas. Cansaço durante o dia, mau humor e maior propensão a brigas estão entre os efeitos. Mas quando tudo isso é fruto da companhia de um parceiro que ronca e não resolve o problema, a situação é ainda pior. A solução, muitas vezes, é dormir em quartos separados.
Um estudo americano apontou que o ronco é a terceira maior causa de divórcios no mundo, depois de infidelidade e problemas financeiros. Por isso, eliminá-lo pode ser uma forma de unir ainda mais os casais, fazendo com que parceiros voltem a dormir no mesmo quarto.
Para eliminar o problema, muitos pacientes estão recorrendo ao equipamento CPAP, usado com uma máscara. É com se fosse um ventilador que funciona o tempo todo. Cada pessoa precisa de uma regulagem. Ele mantém a via aérea do paciente aberta, não deixa ter apneia e o ronco desaparece.
Os aparelhos vêm com bluetooth e wi-fi. O paciente pode acompanhar ajuste de máscara e quantidade de horas dormidas por aplicativo. Além disso, profissionais da empresa conseguem mudar a terapia do sono dele remotamente.
A fisioterapeuta Wanessa Poubel Martins, da empresa CPAPS, explicou que uma das causas do ronco pode ser a apneia do sono. “Todo mundo que tem apneia ronca. Mas nem todo mundo que ronca tem apneia”, diferenciou.
O ronco é a passagem do ar pela garganta com obstáculo. “Já a apneia vem depois do ronco. É a parada da respiração por obstrução”, diferenciou. Essa obstrução pode se dar pela língua, principalmente quando o paciente ganha peso, por entupimento nasal constante ou remédio para insônia, por exemplo.
O caminho para chegar ao diagnóstico normalmente é procurar um médico por causa do ronco e passar por um exame chamado polissonografia . Ele mostra o grau de oxigenação do sangue enquanto o paciente dorme.
“É ele que vai determinar se essa apneia é grave ou não. Quando a saturação é muito baixa, o evento é mais grave. Dependendo do nível, o paciente pode ter risco de AVC, infarto e desenvolvimento de arritmia cardíaca. Em casos mais graves, o paciente não tratado pode morrer dormindo”, alertou.
Saiba mais
CPAPS
- A empresa CPAPS trabalha com equipamentos importados como o CPAP e acessórios, entre outros produtos capazes de melhorar a qualidade do sono dos pacientes.
Contato
- Para mais informações:
- Telefone: 0800 601 9922.
- Site: www.cpaps.com.br
- Whatsapp: (27) 99575-6948.
- Fonte: CPAPS.
Comentários