Risco aos ciclistas e pedestres com motos e patinetes elétricos em Vitória
Com medo de acidente, advogada reclama que motos e patinetes elétricos ainda circulam em ciclovias e no calçadão da orla
Redação jornal A Tribuna
“Quando a administração municipal vai tomar providências para acabar com a circulação das scooters (motos elétricas) que continuam circulando nas calçadas, ciclovias e calçadões ao longo da orla”, pergunta a advogada Martha Cavalcanti, que reside no Centro de Vitória.
Segundo ela, as scooters não são motos para andar na pista de rolamento e nem bicicletas para andar nas calçadas e ciclovias. “São perigosas porque andam rápido demais e são pesadas. Se houver uma colisão entre uma delas e uma bike o acidente será feio”, aponta.
Martha pede que a fiscalização seja mais efetiva para evitar acidentes.
A Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana da Prefeitura de Vitória informa que, de acordo com a resolução nº 842/2021 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o ciclomotor elétrico se equipara a ciclomotor de combustão interna e esses veículos devem circular fora das ciclovias, ciclofaixas ou passeio.
Informa, ainda, que, além do registro, o veículo precisa possuir todos os equipamentos obrigatórios para circulação, ter condutor habilitado e utilizar capacete adequado.
A Gerência de Operações e Fiscalização no Trânsito da Secretaria de Segurança Urbana de Vitória, por sua vez, esclarece que enquanto não houver licenciamento desses veículos por parte do Detran, não há possibilidade de fiscalização.
A Setran realiza blitze educativas com agentes de trânsito da Guarda Municipal para conscientizar os condutores sobre trânsito seguro.
No caso do morador detectar algum risco iminente de acidente, pode acionar a fiscalização no 156 ou 190.
O que diz o leitor
Vou esperar
Martha disse esperar que o trabalho de conscientização dos condutores seja ampliado, antes que um acidente grave aconteça.
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Qual a Bronca?,por Redação jornal A Tribuna