Inverno com temperaturas mais baixas aquece o turismo em julho
Leitores do Jornal A Tribuna
Para os capixabas, chegou a esperada época do ano de retirar os agasalhos do guarda-roupas, colocá-los na mala e pegar a estrada rumo às montanhas capixabas. Com temperaturas mais baixas e alta procura por turismo nas cidades mais frias, o inverno vem aquecer a economia das cidades de montanha que viram atração no frio.
Dados do site de viagens Decolar apontam que as buscas, em nível nacional, por hospedagens para locais com clima de inverno cresceram 25% apenas na primeira quinzena de maio deste ano em relação ao mesmo período de abril.
Entre os destinos mais procurados estão Gramado (RS), Campos do Jordão (SP) e Foz do Iguaçu (PR). A lista traz, ainda, Monte Verde (MG), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Teresópolis e Petrópolis, ambos no Rio de Janeiro.
Temos inúmeras opções dentro e fora do Estado e esse fator favorece o nosso turismo, pois possibilita ao viajante conhecer os mais diferentes destinos de acordo com a sua disponibilidade financeira e de tempo.
Aproveitar paisagens naturais, os sabores, a tranquilidade e as belezas dos municípios que ficam mais frios nesta época faz com que os turistas tenham experiências novas, além de movimentar o transporte rodoviário de passageiros e todas as cadeias locais de serviços.
No Espírito Santo, a uma distância de apenas 43 quilômetros da Grande Vitória e já a 542 metros de altitude, Domingos Martins é o portal para as regiões de montanhas, com paisagens maravilhosas, ar puro e clima ameno. O município é boa opção para quem quer provar deliciosos queijos, vinhos, cafés e licores.
Este mês, os visitantes ainda podem desfrutar da 27ª edição do Festival Internacional de Inverno.
A pouco mais de 100 quilômetros da Grande Vitória e já superando os 1.000 metros de altitude, temos uma das principais atrações turísticas do Estado nesta época do ano. A região de Pedra Azul, no distrito de Aracê, ainda em Domingos Martins, é repleta de belezas naturais e charmosas rotas, com pousadas e restaurantes aconchegantes.
Logo depois e na mesma BR-262, temos Venda Nova do Imigrante, a capital nacional do agroturismo, com muitas e variadas atrações, recebendo anualmente milhares de turistas para sua mais tradicional comemoração, a Festa da Polenta.
A cidade também é palco para a Festa do Tomate, mas pode ser visitada a qualquer época do ano, já que possui um excelente complexo de restaurantes, hotéis e lojas de produtos típicos, além de fazendas, sítios e ranchos que abrem suas portas aos turistas, oferecendo passeios, trilhas e outras possibilidades de entretenimento rural.
Para quem quiser conhecer outras regiões de montanhas no nosso Estado, temos Santa Teresa, a quase 700 metros de altitude, na Microrregião Central Serrana do Espírito Santo. Possui limites geográficos com outros oito municípios igualmente repletos de atrações e belezas naturais, como Santa Maria de Jetibá, Santa Leopoldina, São Roque do Canaã, Fundão, Ibiraçu, João Neiva, Itarana e Itaguaçu.
JAIME DE ANGELI é secretário-geral do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado (Setpes)
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Tribuna Livre,por Leitores do Jornal A Tribuna