Glúten, manter ou não na dieta?
Celíacos, no entanto, devem evitar os alimentos fontes de glúten
Gabriela Rebello
O glúten é uma proteína encontrada em grãos e cereais, como trigo, centeio, cevada e malte. Responsável por formar um gel viscoso quando entra em contato com a água e, por isso, é muito utilizado em farinhas para confecção de pães, biscoitos, bolos e tortas.
Diferentemente do que é dito comumente, o glúten não é o vilão da alimentação e nem sempre ele precisa ser retirado da rotina alimentar. Entretanto, em casos de sensibilidade à proteína, reduzir ou interromper a ingestão da substância pode se fazer necessário, mas sempre com as recomendações corretas do profissional Nutricionista.
Os celíacos, no entanto, devem evitar os alimentos fontes de glúten, pois ao ingerir essa substância, está pode provocar inflamações no intestino e como consequência, dores articulares, refluxo gastroesofágico, desnutrição, perda de peso, queda de imunidade, problemas respiratórios e de pele e também carências nutricionais importantes.
Atualmente existem vários alimentos industrializados (molhos, cervejas, tortas, pães, bolos...) que contém essa proteína, principalmente por serem à base de farinha de trigo. Por isso, se você for celíaco, é importante ler o rótulo antes de comprar qualquer produto.
Me conte, o glúten está presente na sua rotina alimentar:
- Se liga! A aveia é um alimento que não contém glúten, no entanto durante o seu processo de produção pode ser contaminado com trigo, cevada ou centeio, já que normalmente é processado nas mesmas indústrias.
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Nutridicas, por Gabriela Rebello,por Gabriela Rebello
Gabriela Rebello
Nutridicas, por Gabriela Rebello
Com Gabriela Rebello