Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

COLUNA DO ESTADÃO

França quer atacar Tarcísio para frear avanço de Bolsonaro

| 05/06/2022, 08:48 h | Atualizado em 05/06/2022, 08:48
Coluna do Estadão

Estado de São Paulo


Márcio França (PSB) tem dito a aliados que vai aumentar o tom das críticas a Tarcísio de Freitas (Republicanos), o nome de Jair Bolsonaro na eleição em São Paulo. Pretende explorar a ligação do partido dele com a Igreja Universal e mostrar que, a seu ver, o candidato não tem nada de bom gestor. A estratégia de debilitar o bolsonarismo, o maior rival do PT na eleição, pode aumentar o cacife de França para seguir na disputa – o PT quer que ele desista por Fernando Haddad. Por esta lógica, França ajuda a evitar que Tarcísio cresça e puxe com ele Bolsonaro no maior colégio eleitoral do País. O raciocínio já chegou às conversas de Lula, que não se mostrou decidido sobre a saída do candidato do PSB da disputa.

PRAZO. Lula não tem feito movimentos para tirar Márcio França da eleição. Nem mesmo pediu para o vice, Geraldo Alckmin (PSB), que é amigo de França, intervir. Petistas fixaram como data limite para o desfecho do impasse o próximo dia 15. O deadline não faz parte do calendário de França.

TEMPERATURA. Apesar da sensação de insegurança ter aumentado entre os paulistanos com os roubos de celular e os confrontos na cracolândia, o governo de Rodrigo Garcia deverá anunciar ainda neste mês que, comparado com 2019, os crimes contra a vida caíram neste ano e os índices de roubo e furto ficaram em nível semelhante.

PRIORIDADE. Na semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, a comissão que trata do assunto na Câmara tem na pauta de votações um projeto que libera a caça esportiva no País.

INTERVENÇÃO. Encarregado da relação com o Congresso, o novo ministro da Secretaria de Governo, Célio Faria, escalou o seu secretário-executivo, Carlos Henrique Menezes Sobral, para ajudar a acelerar demandas de parlamentares no Ministério da Saúde. Sobral foi assessor de Eduardo Cunha e Geddel Vieira Lima Deputados e senadores estavam insatisfeitos com o time de Marcelo Queiroga.

ONDE. O Ministério da Saúde é uma das pastas que mais repassam verbas de emendas a redutos políticos de parlamentares, pela via rápida do Fundo Nacional de Saúde.

MÁGOA. Governistas também são unânimes nas queixas contra o ministro da Justiça, Anderson Torres. Numa das reuniões de líderes do governo, um parlamentar chegou a dizer que é mais fácil encontrar Bolsonaro do que o ministro.

ONDA. O RenovaBR, movimento de formação de novos políticos bancado pela iniciativa privada, selecionou 67 alunos para concorrer na eleição deste ano. Somados aos 150 aprovados em 2021, o movimento terá 217 candidatos neste pleito, o maior número desde a fundação, em 2017.

ONDA II. Eles integram 21 diferentes partidos e vão concorrer em todos os Estados. Dos que já se decidiram, 76 alunos pretendem ser deputados federais e 94, estaduais.

CLICK.  José Luiz Datena, pré-candidato ao Senado (PSC-SP), posou para foto com Tarcísio de Freitas e sofreu críticas de seguidores do aliado nas redes sociais. “Datena jamais”, comentaram os bolsonaristas.


Pronto, falei!


"Goiás está dividido: 33% são Lula, 33% Bolsonaro. Eu tenho eleitor tanto na centro-esquerda quanto na centro-direita. Não pode brigar com ninguém”, Delegado Waldir, pré-candidato ao Senado (União-GO)

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

Coluna do Estadão

Coluna do Estadão, por Estado de São Paulo

ACESSAR Mais sobre o autor
Coluna do Estadão

Coluna do Estadão,por Estado de São Paulo

Coluna do Estadão

Estado de São Paulo

Coluna do Estadão