MP que reduz burocracia com cartórios é alterada no Senado
Estado de São Paulo
O Ministério da Economia já avisou a parlamentares que prefere ver expirar a Medida Provisória 1.085 a deixar passar três mudanças no texto que, em sua avaliação, desfiguram o espírito da lei – ela cria o Sistema Eletrônico de Registros Públicos e derruba uma série de burocracias vinculadas à atuação dos cartórios. Incluídas durante a tramitação no Senado, as alterações estabelecem mais uma etapa para a compra de imóveis, o que pode aumentar o valor pago em custas e emolumentos em 40%. Outra proposta quer restringir o uso de assinaturas eletrônicas. Entidades como CNI, Febraban e Cbic se uniram contra as mudanças, patrocinadas pelos cartórios, e o impasse empurrou a votação para hoje. A MP expira amanhã.
THE FLASH. A relatoria está com o senador Weverton Rocha (PDT-MA), que já fez duas versões do texto, sem acordo. A expectativa é de que uma terceira seja apresentada hoje. Rodrigo Pacheco prometeu votar a MP e devolvê-la de maneira expressa para novo exame da Câmara antes que o prazo expire.
LAÇOS. Um dos coordenadores da campanha de Lula, Wellington Dias diz que o presidente da Fiesp, Josué Alencar, “tem uma relação de confiança e proximidade” com Lula que vai além das eleições. Dias se reuniu com Josué e o PT crê que ele será importante elo com empresários.
BUSCADOR. Mas não só ele. “Temos colaboradores ajudando com setores de energia, infraestrutura, construção, comércio, turismo. Lula e Alckmin querem entender o que está impactando e as mudanças necessárias, colhendo subsídios para o programa de governo”, diz.
CLICK. Com traje da animação japonesa Boku no Hero, Kim Kataguiri, deputado federal (União-SP), conversou com apoiadores em evento ao lado de Amanda Vettorazzo, vestida de Tsunade, do Naruto.
DIVIDE. O União Brasil rachou sobre o que fazer no maior colégio eleitoral na véspera do lançamento da candidatura de Luciano Bivar, previsto para hoje. Integrantes egressos do antigo DEM defendem o apoio a Rodrigo Garcia (PSDB), mas outra ala, encabeçada por Júnior Bozella (União-SP), quer Sergio Moro, a menos que Garcia ofereça palanque exclusivo para Bivar, o que é improvável.
QUEBRADO. Parlamentares trocaram farpas no grupo de WhatsApp do partido. A senadora Soraya Thronicke, cotada para a vice de Bivar, criticou Garcia. “Um palanque morno não interessa”, diz. Garcia terá de mostrar desempenho nas pesquisas
TELA. Bozella chegou a gravar vídeo em apoio a Garcia, mas diz que foi coagido e não quer que seja veiculado. “Tinha que falar o nome do Garcia, se não diziam que o vídeo não seria exibido. Mas eu fui falar do Bivar.”
DE SAÍDA. A economista Marina Helena Santos, que foi diretora de Desestatização do Ministério da Economia (2019-2020), deixará o comando do Instituto Millenium, de difusão do pensamento liberal. O anúncio está previsto para amanhã.
ENTRANDO. Marina Helena estava no comando do instituto desde outubro e vai sair para se candidatar a deputada federal pelo Partido Novo, em São Paulo. Em seu lugar assume a economista Milla Maia.
Pronto, falei!
Após ANS aprovar reajuste anual de 15,5% para planos de saúde.
"No governo Bolsonaro, ter plano de saúde e encher o tanque de gasolina virou status”, Randolfe Rodrigues, senador (Rede-AP)
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Coluna do Estadão,por Estado de São Paulo