Nova orla de Piúma com 26 quiosques
Os 46 módulos hoje existentes serão derrubados. Praia também terá novo calçadão, ciclovia e oito banheiros
Escute essa reportagem

Novos quiosques, banheiros, calçadão, bicicletário, pavimentação, iluminação e arborização compõem o projeto da urbanização e revitalização da orla de Piúma, no litoral Sul do Estado, que começa a sair do papel no próximo mês.
Os 46 módulos hoje existentes serão derrubados para a construção de 26 novos quiosques, e a expectativa é grande por parte de quem trabalha na orla.
“Esperamos por isso há muito tempo. A maior parte dos turistas que vem para Piúma, principalmente no verão, está se hospedando na cidade e escolhendo outras praias por motivos de melhorias. Vai ser uma nova era para o turismo da cidade, não só para nós, mas para todos que vivem aqui e que virão”, disse Alexsandro Romão, gerente de um quiosque.
O pacote de obras será dividido em três etapas, e a primeira compreende a construção de quatro novos quiosques e oito banheiros, além do novo calçadão, ciclovia, e pavimentação com 1.200 metros de extensão, entre as ruas Alípio Paulo e Alberto Layber.
“A orla de Piúma possui três quilômetros, e a parte de 1.200 metros que foi mais atingida pelo mar será a primeira etapa, que é a parte central da praia. Ali, diferente das extremidades, teremos que fazer um muro de contenção para receber o calçadão, a ciclovia. A pavimentação será com o piso intertravado, para trazer um aspecto melhor de balneário”, explica o prefeito de Piúma, Paulo Cola.
As obras serão executadas pela Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), e serão investidos R$ 19,1 milhões nesta primeira fase.
“Já publicamos o edital para que possamos fazer a orla da Praia Central de Piúma. Será revitalizado mais de um quilômetro de orla com calçadão, além da nova pavimentação da avenida principal. É mais um investimento estruturante para o município de Piúma, para o turismo local e do Espírito Santo”, ressaltou o governador Renato Casagrande durante o anúncio da publicação do edital, na última segunda-feira, 9.
A licitação acontecerá no dia 8 de junho, e as obras ainda não têm uma data para começar.
Visitante há 40 anos

A aposentada Conceição Cota, 80 anos, moradora de Juiz de Fora, Minas Gerais, conta que visita Piúma há 40 anos, e saber que o local vai passar por revitalização é uma das melhores notícias para a cidade.
“A praia passou a atrair muitos turistas. Mas depois de um tempo, com o avanço da maré, muita coisa foi ficando destruída e nenhuma melhora foi feita. A notícia de uma revitalização da orla é uma das melhoras ideias para a cidade”, disse a aposentada.
Comentários