Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Sexo & Saúde

Sexo & Saúde

Colunista

Lorena Baldotto

É verdade que o anticoncepcional tira a libido?

Jornal A Tribuna | 24/04/2022, 11:44 h | Atualizado em 24/04/2022, 11:43

Quem nunca ouviu falar que tomar anticoncepcional tira a libido? Então, vamos falar sobre até onde isso é verdade e até onde devemos tomar cuidado para não misturar as estações e colocar no remedinho a culpa por nossos traumas e relacionamentos pouco saudáveis?

Muita gente me pergunta se não existe algum anticoncepcional que aumente o desejo sexual. Então, já vou logo esclarecendo  que não há um remédio milagroso que vá curar suas crenças limitantes, suas inseguranças, suas questões emocionais, suas questões psicológicas, as questões do seu relacionamento. 

Não existe uma pílula milagrosa que vá te fazer ter autoconhecimento e muito orgasmo de um dia para o outro. Infelizmente essa medicação ainda não existe!

“Ah, doutora,  mas  acho que eu não tenho nada disso que me afete. Não tenho trauma, nem nada.” Será? Muitas das coisas que influenciam nossas ações e a forma como nos sentimos diante de certas situações vêm de questões que nós nem temos consciência. Sabia?

O anticoncepcional pode afetar a libido? Sim, essa informação é verdadeira. Ele não ajuda, e até atrapalha um pouco. Entretanto,  na maioria dos casos, a falta de libido não é só culpa disso, mas está associada a diversos fatores. 

Quando começo a analisar observo que, geralmente, a mulher que se queixa de falta de libido, na verdade, nunca sentiu muito prazer. Uma mulher que não tem o hábito de explorar seu próprio prazer, que assim como grande parte  do público feminino ouviu frases repressoras, e até opressoras, como: “Mulher que gosta de sexo não presta!”, “Tira a mão daí!”, “Fecha as pernas!”,  “Não se toque!”, “´É sua obrigação ter relação com o marido!”, “Quem não tem em casa procura na rua!”. E por aí vai.

Muitas falas   criam crenças  de que você tem que fazer sexo mesmo sem vontade,  de que explorar seu próprio corpo é errado, é sujo,  e muitos outros exemplos  que eu poderia ficar horas falando sobre isso. Então, resumidamente, remédio te ajuda, mas não faz milagre quando a mudança precisa começar dentro de você, na sua mente, no seu autoconhecimento e na quebra de tabus.

Sempre que iniciamos uma avaliação sobre libido observamos o grau de estresse, a falta de sono, o excesso de afazeres, o uso de medicamentos, hormônios e suplementação que a pessoa está fazendo. Em muitos casos orientamos e medicamos  para uma  melhor performance e desempenho. 

Porém, às vezes, a pessoa chega já fazendo uso de diversas coisas, mas não  melhora o quadro. Isso porque é preciso cuidar do corpo e da mente, e na minha prática, quando unimos essas duas coisas, há maior possibilidade de sucesso. 

Em 2019 montei um protocolo para ajudar as pessoas que queriam aprender a lidar com essas causas psicológicas e melhorar a sua performance. Ele foi feito de uma forma prática para  que pudesse ser aplicado em qualquer lugar do mundo. Chamei de método “Vivendo o Prazer Já”, e ensinei várias mulheres a melhorar a qualidade dos seus orgasmos  e a sentir prazer de verdade. 

Esse método estava restrito para minhas pacientes, mas resolvemos abri-lo para que fosse acessível a mais pessoas. Porém, por uma questão de demanda, as vagas não estão sempre disponíveis. Se tiver interesse em tentar uma vaga, me chame no Instagram @dra.lorenabaldotto que eu estou sempre avisando sobre   como participar.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: