Kickboxing para o corpo e a mente
Entre os benefícios da prática esportiva estão flexibilidade, aumento da coordenação motora, queima de calorias e controle da ansiedade
Escute essa reportagem

A prática do kickboxing traz muitos benefícios para a saúde, tanto mental quanto física. Tais vantagens podem ser potencializadas com o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar.
Mesmo que o intuito não seja ser um profissional, quem pratica kickboxing ganha autodefesa, aumento da coordenação motora, flexibilidade, queima de calorias e, de quebra, a prática auxilia no controle da ansiedade, entre outros tantos benefícios.
É o que garante Edson Venturatto, professor e líder da equipe Showtime Kickboxing, que funciona em Jardim da Penha.
“O kickboxing exige atenção plena, por isso, é um excelente aliado contra o estresse. Além disso, ele desenvolve força e autocontrole. Cada evolução que você conquista dentro do tatame é uma prova de que os obstáculos são superáveis e isso fortalece a autoconfiança de quem pratica”.
Ele, que é campeão mundial no esporte, conta que um dos seus segredos é ter uma equipe que trabalha não só a técnica, mas também alimentação, músculos e cuidados em todos os aspectos.
“O kickboxing exige atenção plena. Por isso, é aliado contra o estresse. Também desenvolve força e autocontrole Edson Venturatto, Professor e líder da equipe Showtime Kickboxing
Além dos benefícios à saúde, o acompanhamento com uma equipe multidisciplinar permite potencializar o rendimento, evita lesões e garante a absorção dos nutrientes certos na alimentação.
“Ter uma equipe multidisciplinar vale tanto para o atleta profissional quanto para o aluno que é um praticante apaixonado pelo esporte e que realiza essa atividade de forma amadora”, explica.
Uma das profissionais que acompanha o campeão é a fisioterapeuta Tatyanna Faria, que trabalha com a técnica da osteopatia, uma prática de medicina alternativa que trabalha procedimentos com as articulações que ajudam o corpo a se curar sozinho.
“O tratamento osteopático consegue influenciar na fisiologia do organismo, uma vez que modifica padrões do sistema nervoso, permitindo um movimento em nível de função, de acordo com o que é o ideal para cada indivíduo”, explica Tatyanna.
Já a nutricionista Andressa Coelho garante que o acompanhamento nutricional pode melhorar o desempenho dos praticantes, auxiliar na perda de peso e manutenção de massa magra e, até mesmo, aumentar a resistência e minimizar o cansaço.
“Encontrar o equilíbrio certo de carboidratos, gorduras e proteínas é essencial”, ensina.
Comentários