Talassoterapia
Dr. João Evangelista
Gregos e romanos veneravam Netuno e Poseidon como os deuses dos mares. Eurípides, poeta grego, dizia: “O mar cura todas as doenças do homem”. Hipócrates, considerado o pai da medicina, prescrevia tratamentos que utilizavam água do mar.
O oceano foi a origem da vida e continua sendo fonte de lazer, alimentação e saúde. A água do mar é revigorante, prevenindo e tratando males que roubam a saúde e a qualidade vital.
Existem fortes indícios de que os primeiros sinais de vida no planeta evoluíram na água do mar.
A adaptação deste ser marinho ao ambiente da Terra deu-se através de um processo de evolução que durou milhares de anos até completar as mudanças necessárias em seus sistemas e órgãos. Saímos do oceano há mais de 400 milhões de anos, mas nunca deixamos a água do mar para trás.
O sangue, a linfa, o suor e as lágrimas têm composição química semelhante a água do mar. O corpo humano é 70% de água e é dentro do útero materno, em ambiente líquido, que o feto se desenvolve.
A água do mar tem composição química semelhante à do plasma sanguíneo. Ela contém 92 elementos químicos naturais, além de aminoácidos e vitaminas.
O cloreto de sódio é o componente fundamental da água do mar, representando cerca de 80% do total de sais nela dissolvidos, sendo os restantes: sulfatos, bicarbonatos, brometos, fluoretos e silicatos.
Cálcio, magnésio, potássio, bromo, flúor, e mais 79 oligoelementos, estão presentes na água do mar, assim como todos os gases presentes na atmosfera, sendo os mais abundantes: azoto, oxigênio e gás carbônico.
Fonte de elementos vitais, a água do mar permite ter uma ação virtuosa no bem-estar físico e mental. A utilização combinada da água, do ar marinho e de substâncias extraídas do mar tem efeito regenerador.
Situações de cansaço, estresse, recuperação e convalescença contam com o poder terapêutico do mar.
Os efeitos dos movimentos ondulatórios da água do mar podem servir de adjuvantes no tratamento de algumas afecções, como problemas reumáticos, diminuindo a dor e interrompendo a evolução de outros transtornos. No caso de artrites e artroses, a ação da água do mar pode interromper seu avanço em longo prazo.
Por ser tonificante e anti-inflamatória, a água do mar estimula a circulação sanguínea e elimina a sensação de fadiga. Em manifestações cutâneas, o poder desinfetante do iodo destrói os germes da pele, beneficiando principalmente acnes, furúnculos e outras afecções locais.
Atividades no mar ajudam no combate ao estresse, processo de emagrecimento, e redução da celulite, quando acompanhadas de alimentação equilibrada e exercícios físicos.
Os sais marinhos descongestionam e desinflamam a mucosa nasal alterada em algumas afecções respiratórias, dilatando os vasos e aumentando a irrigação sanguínea. Além disso, o calor da areia da praia ajuda a aliviar a dor e relaxar os músculos.
Sentei-me nas areias douradas para elogiar o mar e, quando dei pela coisa, a espuma beijava meus pés.
SUGERIMOS PARA VOCÊ: