Obelisco chama atenção em rua
Redação jornal A Tribuna
“O que representa o obelisco instalado na rua Humaitá, em Itaquari, popularmente, conhecido pelos moradores como 'Pirulito'?”, pergunta a dona de casa Edna Aparecida Woelffel, que reside nesse bairro de Cariacica.
Segundo ela, há informações de que foi construído há mais de 60 anos, mas ninguém sabe ao certo quem o instalou e o que ele representa. “É possível levantar a sua história?”, questiona.
De acordo com relato de moradores antigos do bairro, na década de 1950, a rua Humaitá era uma rodovia estadual, que saía da ponte Florentino Avidos – única na época – e fazia a ligação entre Vitória a Cariacia-Sede.
Era uma estrada de chão batido, por onde passava o ônibus, conhecido como “lotação”.
No início da década de 1960, por volta de 1962, ocorreu uma parceria entre a Prefeitura de Cariacica e o governo do Estado, e a estrada foi asfaltada.
O Estado liberou recursos e a prefeitura entrou com a mão de obra, concretizando, assim, a ligação dos municípios de Vitória e Cariacica.
Para comemorar a conclusão da obra, no meio da estrada, foi erguido um obelisco, atualmente conhecido como “Pirulito”, exatamente, no ponto onde havia uma pedreira.
Entretanto, nunca foi colocada uma placa indicando o motivo de sua instalação, além da comemoração pelo asfalto.
O obelisco orientava os motoristas que passavam pela nova estrada asfaltada. Durante a obra, um fato curioso marcou a construção: os servidores que trabalhavam no local comiam marmita embaixo de uma jaqueira e, certo dia, um fruto caiu em cima de um deles, assustando a todos.
O “Pirulito” está até hoje na via urbana do bairro Itaquari e, de tempos em tempos, o seu entorno é reformado.
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Qual a Bronca?,por Redação jornal A Tribuna