Saqueadores levam janelas e fios de prédio no Centro
Ladrões retiram de edifício em Vitória tudo o que conseguem vender. Com o barulho, saques têm tirado o sono de moradores da região
Escute essa reportagem

Uma ação criminosa, cometida por bandidos que estão invadindo e saqueando um prédio vazio, localizado na avenida Jerônimo Monteiro, no centro de Vitória, está tirando o sono dos moradores da região.
Para furtar fios de cobre, tubulação, esquadrias de janela e corrimão, considerados produtos de valor pelos ladrões, eles usam as próprias janelas do local para arremessar os objetos, causando muito barulho.
A atuação dos suspeitos tem interferido no sono não só dos adultos que moram nas proximidades do prédio, mas também de crianças, que acordam assustadas durante a madrugada.
A suspeita é de que a atividade criminosa, que acontece com grande intensidade há duas semanas, esteja sendo praticada por bandidos organizados.
“É coisa organizada, pois até carro eles levam para colocar os objetos que furtam. Quando removem as estruturas de alumínio, os vidros da janela caem na calçada e o ruído ecoa no bairro todo”, conta uma professora de 33 anos, moradora do Centro e que não quis se identificar.
Uma administradora de 56 anos, que também mora no Centro, afirma que os saques são frequentes. Mesmo morando em um edifício mais distante do prédio invadido, ela afirma que acaba sendo prejudicada com o barulho feito pelos criminosos.
“Sofremos muito com esse barulhos. Eles arrancam as grades de ferro e mais alguns materiais e jogam pela janela. Os moradores do Centro não aguentam mais. O Centro está chorando. Essa é a verdade”, disse.
De acordo a Prefeitura de Vitória, uma intimação foi enviada à União, responsável pelo imóvel, para que fossem realizados os reparos na edificação.
Durante a tarde de ontem, a reportagem de A Tribuna foi até o local e identificou que uma obra está sendo feita na portaria. O objetivo é inibir a entrada de bandidos no prédio.
Seis já foram presos por furtos no edifício
Seis bandidos foram presos pela Guarda Civil Municipal de Vitória desde o último dia 22, após furtarem materiais de energia elétrica no prédio vazio que fica na avenida Jerônimo Monteiro, no centro da capital.
Entre os seis presos está um casal que foi detido no último sábado, ao ser flagrado com fios, tubulação, tomadas e placas de padrão. A dupla, com todos os materiais, foi levada para a Delegacia Regional de Vitória.
Na manhã de ontem, ao tentar fugir dos agentes, um bandido quebrou a perna e foi levado para o Hospital Estadual de Urgência e Emergência, no Forte São João, em Vitória. Ele e um outro suspeito, que acabou preso, estavam furtando materiais elétricos do local.
Secretário municipal de Segurança Urbana, Ícaro Ruginski disse que, para inibir essas ações, a Guarda Municipal de Vitória intensificou o patrulhamento em toda a região do Centro.
“Além de atuarem com viaturas, os agentes têm o apoio da Central Integrada Operacional de Monitoramento (Ciom) e da Gerência de Inteligência e Integração, obtendo informações para identificar e prender esses criminosos”, frisou.
Ícaro salientou que, nos primeiros 20 dias deste ano, em comparação com 2021, a redução é de, aproximadamente, 50% do número de furtos em geral.
“Em relação à estatística do mesmo período em 2020, a queda chega a quase 60%. Já o índice de furtos em comércio caiu quase 70%, no comparativo com o ano passado”, citou.
Comentários