Novo quinteto na Calçada da Fama
A edição 2021 da Calçada da Fama do esporte capixaba, organizada pela Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), definiu no início de dezembro os cinco escolhidos para a homenagem.
A campeã mundial de handebol Alexandra Nascimento, o carateca Bruno Conde, o ex-jogador de futebol de areia Duda, o ex-atleta de vôlei de praia Loiola e a nadadora paralímpica Patrícia Pereira terão os seus nomes eternizados na Calçada, que fica localizada na sede da secretaria, em Bento Ferreira, Vitória.
Além dos selecionados, concorreram às indicações o atacante da Seleção Brasileira Richarlison, o ex-goleiro do Vasco e da Seleção Carlos Germano, o ex-meio-campo do Fluminense e do Santa Cruz/PE Baiano, o atleta de vôlei de praia Bruno Schmidt, o boxeador Esquiva Falcão, o goleiro de futebol de areia Mão, além do incentivador de futebol de base, o jornalista José Antônio Nunes do Couto, o Janc.
A lista também contava com atletas falecidos. Entre eles, Hélio Demoner, destaque do basquete, Ivanildo Brito, ex-presidente da Federação Aquática Capixaba (FAC) e Zé da Bola, um dos primeiros futebolistas capixabas a serem convocados para a Seleção Brasileira, destaque entre as décadas de 1940 e 1950.
O secretário de Esportes e Lazer, Junior Abreu, ressalta que a homenagem é uma maneira de valorizar a memória e a carreira dos esportistas que alavancam ou em algum momento elevaram o nome do Estado em níveis nacional e internacional.
“Todos os homenageados de 2021, assim como os escolhidos em 2019 e 2020, são atletas com resultados de destaque e que representam muito bem as cores do Espírito Santo em competições dentro e fora do País. Fico feliz em continuar homenageando atletas e paratletas capixabas todos os anos, por meio da Calçada da Fama”.
A Sesport informou que as cinco personalidades escolhidas para serem eternizadas na Calçada da Fama da secretaria serão homenageadas até o fim de janeiro, assim que as placas com os nomes deles ficarem prontas.
Além disso, os cinco eleitos também receberão uma réplica menor da Calçada.
Os nomes foram escolhidos pela Comissão de Indicação da Calçada da Fama, formada por servidores da Sesport, jornalistas, cronistas esportivos, secretários municipais de Esporte e presidentes de federações esportivas capixabas.
Cada membro indicou cinco personalidades do esporte capixaba, podendo ser atletas, paratletas, ex-atletas, ex-paratletas, técnicos, ex-técnicos e profissionais da imprensa de destaque no desporto.
Quem são eles
Bruno Conde
- O carateca de 22 anos já conquistou os campeonatos Sul-Americano e Pan-Americano de base em 2016.
- Além disso, o capixaba conquistou os Campeonatos Brasileiros de Karatê nos anos de 2012, 2014, 2015 e 2018.
- Desde 2012, Bruno Conde representa o Brasil integrando a seleção nacional de karatê.
Duda Brasil
- É hexacampeão mundial com a seleção brasileira de futebol de areia (2002, 2003, 2004, 2006, 2007 e 2008).
- Conquistou por três vezes o Campeonato Brasileiro com a seleção capixaba (2000, 2001 e 2010).
- Venceu em três oportunidades a Copa Latina e cinco vezes o Mundialito da modalidade.
Loiola
Patrícia Pereira
- Conquistou duas medalhas em Jogos Paralímpicos, uma de prata na prova dos 4x50m livre, disputada em 2016 no Rio, e o bronze no revezamento 4x50m livre, em Tóquio.
- No rio de janeiro, fez parte do grupo que contou com Clodoaldo Silva e Daniel Dias, dois dos maiores nomes da história da natação paralímpica brasileira.
Saiba mais
História
Criada em 2019, a Calçada da Fama homenageia atletas, paratletas, técnicos e profissionais que contribuíram e contribuem positivamente com o esporte capixaba.
A Calçada da Fama já homenageou, ao todo, 15 personalidades.
Nomes que já homenageados
Alisson Ceruti, medalhista olímpico no vôlei de praia.
Daniel Mendes, medalhista olímpico no paratletismo.
Fábio Luiz, medalhista olímpico e campeão mundial de vôlei de praia.
Frank Brown, 12 vezes campeão brasileiro e recordista mundial no voo livre.
Geovani Silva, ex-meia do Vasco e da Seleção Brasileira.
Juliétty Tesch, campeã brasileira de vela.
Neymara Carvalho, pentacampeã mundial de bodyboarding.
Nilo Duarte (in memorian), criador da Federação Espírito-Santense de Futsal.
Tayanne Mantovanelli, medalhista pan-americana de ginástica rítmica.
Buru, pentacampeão mundial e eleito melhor jogador do mundo de futebol de areia em 2007.
Adalberto Rodrigues, campeão mundial de tênis em cadeira de rodas.
Anderson Varejão, campeão da NBA em 2017.
Fontana (in memorian), zagueiro e único capixaba campeão mundial de futebol pela Seleção, em 1970.
Natália Gaudio, medalhista pan-americana de ginástica rítmica.
Paulo André Camilo, campeão mundial de revezamento.
Votação
A Comissão de Indicação da Calçada da Fama é formada por servidores da Sesport, jornalistas, cronistas esportivos, secretários municipais de Esporte e presidentes de federações esportivas capixabas.
Cada membro indica cinco personalidades do esporte capixaba, podendo ser atletas, paratletas, ex-atletas, ex-paratletas, técnicos, ex-técnicos e membros da imprensa.
Entre os critérios, estão conquistas nacionais ou internacionais e representatividade para o Estado.
Dos 50 nomes, 15 foram selecionados para a votação popular.
Os dois mais votados pelo público e os três mais votados pela comissão compõem a Calçada da Fama.
Comentários