Justiça não registrou pesquisa presidencial em 2021
Cláudio Humberto
Nenhum levantamento de intenções de voto para presidente em 2022 teve o registro realizado no Tribunal Superior Eleitoral, ano passado. A lei desobriga institutos de pesquisa de realizar o registro, a não ser a partir de 1º de janeiro do ano eleitoral. Ou seja, as “entranhas” das pesquisas divulgadas até agora, como a base de dados e cadernos de entrevistas, são reservadas apenas aos realizadores do levantamento.
Só municipais
A Justiça recebeu o registro oficial de 82 pesquisas de intenção de voto em 2021. Todas avaliaram apenas eleições municipais suplementares.
Última do ano
A última pesquisa eleitoral registrada no TSE em 2021 avaliou o cenário da eleição de Coari (AM), no último dia 5 de dezembro.
Não oficiais
Resultados de pesquisas presidenciais em 2022 até agora não podem ser verificados por autoridades e podem ser considerados não oficiais.
Tá valendo
A partir deste 1º de janeiro, institutos devem registro ao Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais, segundo a Resolução nº23.600/TSE.
“Ajuda” argentina foi oferecida para ser recusada
A suposta “ajuda humanitária” oferecida pelo governo da Argentina não passou de uma jogada político-eleitoral do PT do governador baiano Rui Costa, cujo estado foi atingido pelas enchentes, com o embaixador do governo de esquerda peronista no Brasil, Daniel Scioli. A oferta foi “assistência de 10 homens” para montar barracas e organizar doações, segundo revelou com exclusividade o site Diário do Poder e depois confirmou o presidente Jair Bolsonaro.
Curioso
Embaixador argentino Daniel Scioli não explicou como a recusa brasileira chegou à imprensa antes do que ao governo argentino.
Sem necessidade
Custos da equipe argentina, como estadia, alimentação e transporte, seriam bancados pelo Brasil, segundo revelou fonte do Itamaraty.
Isso, sim, útil
A Agência de Cooperação do Japão ofereceu e o Brasil aceitou, barracas, colchonetes, cobertores, lonas, galões e purificadores.
Quase metade do País
Segundo a Lei de Acesso à Informação, municípios com menos de 10 mil habitantes estão desobrigados de dar publicidade a seus gastos na internet. São 2.450 desses municípios no Brasil, segundo o IBGE.
Guia de nada
Nas férias parlamentares, a Câmara criou um guia para orientar cidadãos a “exercer a cidadania além do voto”. São 10 dicas, das quais mais da metade são reuniões burocráticas ou sites na internet.
Clima melhorando
O nível de incerteza da economia da Fundação Getulio Vargas caiu pelo terceiro mês seguido, chegando a 122,3 pontos. O nível é cada vez mais perto do pré-pandemia. Fevereiro de 2020 tinha 115,1 pontos.
Poder sem pudor
Conta de somar
Homem sério, o líder mineiro Milton Campos nunca foi daqueles políticos que tentam explicar o inexplicável. Ele perdeu para João Goulart, em 1960, a eleição para vice-presidente da República, que na época não era “casada” com a de presidente.
Na expectativa de obter uma avaliação profunda do seu próprio insucesso, um jornalista provocou: “Dr. Milton, por que o senhor perdeu?”
“Perdi porque ele teve mais votos” disse, encerrando a conversa mole.
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Cláudio Humberto,por Cláudio Humberto