Casas invadidas pelo esgoto
Cesan afirma que o descarte irregular de lixo e detritos na rede de esgotamento sanitário da empresa é o principal motivo
Redação jornal A Tribuna
“Já imaginou você abrir a torneira de sua casa, seja no tanque, na pia da cozinha e, ao invés da água descer, voltar tudo para dentro do imóvel? Pois bem, isso é o que acontece no bairro Nova Almeida, na Serra, e tem sido um problema recorrente, que traz enormes transtornos para os moradores”, denuncia o eletricista Marcos Felipe da Silva Costa, que mora no balneário.
De acordo Marcos, isso acontece porque a rede de esgoto da Cesan entope constantemente. Assim, o esgoto lançado na rede retorna totalmente para o interior das residências.
A Estação de Tratamento de Esgoto, que deveria escoar o esgoto doméstico do bairro, está quebrada desde o último dia 10 de dezembro e a situação está cada vez mais complicada.
Marcos disse que vários chamados foram abertos junto à Central de Atendimento da Cesan, mas que nenhuma equipe apareceu para normalizar a situação. “Se fosse a primeira vez que isso acontece, até que compreenderíamos, mas, tem se tornado um problema bem frequente. Por essa razão, peço que a empresa solucione o problema em definitivo”.
A Cesan informa que técnicos da empresa estiveram no local e realizaram a desobstrução da rede. A empresa esclarece ainda que o problema foi causado pelo grande volume de lixo lançado indevidamente na rede de esgoto.
O sistema de esgotamento é projetado para receber apenas o esgoto sanitário dos imóveis.
Lixo e gordura proveniente da cozinha devem ser descartados através da coleta de lixo e destinados ao aterro sanitário, pois podem obstruir as redes de esgoto e provocar vazamentos. A Cesan está à disposição dos moradores pelo telefone 115.
O que diz o leitor
Marcos agradece a ajuda da coluna “Qual a Bronca?” e disse que 24 horas depois de ter procurado a coluna, o problema foi resolvido.
Vale Encantado
Central superlotada
Marco Antônio de Freitas, caminhoneiro
“Na Central de Atendimento da Samp, na rua Henrique Laranja, o distanciamento social não está sendo respeitado. Estive lá, na manhã de segunda-feira, dia 13, e me assustei com o que vi”.
A Samp explica que está implementando procedimentos para melhorar o fluxo de atendimento em suas unidades. Orienta aos beneficiários a chegarem 20 minutos antes.
Vilma Daher, dona de casa
“Em julho deste ano, solicitei à EDP a poda de árvores na rua São Pedro, seguindo todos os parâmetros determinados no site da empresa e nem assim fui atendida. Os galhos estão próximos à linha de energia da empresa”.
A EDP explica que a equipe técnica inspecionou a rede e a poda já se encontra na programação para acontecer até o fim desta semana.
Itapuã
Falta de bueiros para escoar água da chuva
Orly Guerra, aposentado
Na esquina das ruas Goiânia e Belo Horizonte, em Itapuã, funciona a padaria Mercador. Neste local, ficava o antigo Chalé Motel, que foi demolido. O problema é que quando chove, ninguém consegue chegar à padaria, porque a água fica acumulada em frente ao local. A água fica empossada por não ter bueiros para o escoamento. Quando a drenagem adequada será feita”?
A Prefeitura de Vila Velha alega que o local já possui rede de drenagem no cruzamento citado. As caixas-ralo receberam limpeza e desobstrução para escoamento das águas pluviais.
Mucuri
Área de lazer e creche
Alessandra Barcelos, dona de casa
“Na minha rua, a Espírito Santo, não há problemas estruturais, mas no bairro faltam creches, praças e academias populares”.
A Secretaria de Obras de Cariacica ressalta que está realizando um levantamento na região e buscando terrenos com dimensões adequadas no bairro Mucuri para que seja possível garantir a construção de um CMEI que atenda aos moradores do bairro.
Bairro República
Bikes na contramão
Pedro Vieira Carrancho, aposentado
“O Código de Trânsito Brasileiro determina em seu Artigo 58 que é proibida a circulação de bicicletas na contramão, mas isso não é cumprido por aqui”.
A Prefeitura de Vitória esclarece que os ciclistas possuem responsabilidades na circulação pelas vias. Ações educativas têm sido realizadas constantemente pela Guarda Municipal de Trânsito.
Opinião do Leitor
Vila Velha
A “Rua de Lazer” na Praia de Itaparica foi uma ótima ideia, mas, agora, a Prefeitura deveria acertar o péssimo trânsito que os moradores da região enfrentam todos os domingos das 11h às 13h.
Para que a feira possa existir aos domingos, sem causar transtornos, sugerimos que somente aos domingos, seja colocado um guarda na Rotatória que fica ao lado da Praça do Ciclista, a fim de coordenar o trânsito. Também seja colocado aviso no final da Praia, próximo ao Shopping Boulevard, da existência de trânsito paralisado, a fim de que as pessoas que vêm do Sul, possam entrar para a orla mais à frente, minimizando a quantidade de carro acumulada na rotatória da Praça dos Ciclistas, formando uma cultura.
Por último, que as ruas Itaoca e Itaipava, hoje mão única, sejam flexibilizadas aos domingos, com mãos duplas. Os moradores da região vão ficar gratos, pois sair de casa tornou-se um martírio.
João da Silva Pimenta
Praia de Itaparica - Vila Velha
Flamengo
O Flamengo procura novo técnico. Só tem olhos para o exterior. Esquece o que tem em casa, bem à sua mão. Ídolo disponível, de comprovada experiência internacional, nascido e criado no próprio Flamengo. Trata-se de Zico. O Galinho de Quintino, flamenguista roxo, já foi técnico de clubes e de seleções. Está esperando o quê, Landin?
Humberto Schuwartz Soares
Praia da Costa - Vila Velha
Eleições
Se o cidadão se der ao trabalho de averiguar o passado de cada candidato a um cargo político, antes de votar, vai ter dificuldades para encontrar alguém digno do seu voto. Mas isso se torna essencial para mudarmos os governantes do nosso País, em todos os níveis da administração pública: do vereador ao presidente. Você é o responsável por aquele que escolhe.
Se escolher um corrupto, você é conivente. Portanto, não compactue elegendo alguém que não mereça, com um passado condenável. A internet está aí para você investigar o candidato e não se arrepender do voto dado. A mudança depende do eleitor.
Pedro V. Carrancho
Bairro República - Vitoria
Anvisa
A Polícia Federal abriu inquérito para apurar ameaças de morte a membros da Anvisa. Neste País, já passou da hora de meter na cadeia esses “donos do pedaço” que acham que podem sair ameaçando as pessoas, certos da impunidade.
Pedro Henrique Souza
Cobilândia - Vila Velha
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Qual a Bronca?,por Redação jornal A Tribuna