Dezesseis mil advogados nas urnas
Profissionais decidem na próxima quinta qual das três chapas inscritas na disputa pelo comando da OAB-ES será escolhida
Escute essa reportagem

A eleição para definir o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Espírito Santo (OAB-ES) para o triênio 2022-2024 acontece na próxima quinta-feira, e 16.225 advogados deverão ir às urnas para definir qual das três chapas candidatas comandará a Ordem.
Serão eleitos a Diretoria do Conselho Seccional, os Conselheiros Seccionais Titulares e Suplentes, os Conselheiros Federais Titulares e Suplentes, as Diretorias das Subseções e a Diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados do Espírito Santo (CAAES).
A disputa será entre três grupos. “Pra Frente OAB”, liderada pelo atual presidente da Ordem, José Carlos Rizk Filho. “É diferente. É OAB de verdade”, encabeçada pela advogada Erica Neves; e a “Agora é Nossa Vez”, liderada pelo advogado Alexandre Rossoni.
A chapa de Rizk busca a reeleição com um discurso voltado para o jovem advogado e para as mulheres. “Uma das propostas que temos é a de criar parcerias financeiras para impulsionar a jovem advocacia a obter recursos e iniciar sua trajetória profissional” cita em seu projeto.
Já Erica Neves tem em seu discurso os temas como transparência, valorização do advogado do interior e também a atuação profissional do jovem e da mulher.
Uma de suas propostas visa à profissionalização da advocacia 4.0 por meio da Escola Superior de Advocacia (ESA), promovendo qualificação no ambiente virtual.
A chapa “Agora é Nossa Vez”, liderada pelo advogado Alexandre Rossoni quer valorizar o profissional da área e da própria OAB-ES perante a sociedade, além de aumentar os postos de trabalho para advogados. “Vamos remodelar completamente o transporte interfóruns para facilitar que advogados possam atuar em todo o Estado”, explica em seu projeto.
Para estar apto a votar na quinta-feira, os advogados tiveram até 18 de outubro para regularizar a situação financeira com a OAB-ES, já que inadimplentes não podem exercer o direito de voto.
No dia da votação, deve-se apresentar o cartão ou a carteira de identidade profissional ou um dos seguintes documentos oficiais com foto: Registro Geral de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho e Previdência Social ou passaporte.
Interessados podem conferir a lista de locais de votação no site www.oabes.org.br/eleicoes-corporativas-2021.
Subseções também terão disputa entre chapas
Além da disputa entre as três chapas para a presidência estadual da Ordem dos Advogados do Brasil - seccional Espírito Santo (OAB-ES), também estarão em disputa, quinta-feira, as presidências das subseções da OAB-ES.
São, ao todo, 19 subseções que integram a OAB-ES: Afonso Cláudio, Alegre, Aracruz, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Guaçuí, Guarapari, Ibiraçu, Itapemirim, Iúna, Linhares, Nova Venécia, São Mateus, Serra, Venda Nova do Imigrante e Vila Velha.
Até o fechamento desta edição, às 17 horas da última sexta-feira, pelo menos uma chapa já havia sido deferida em cada subseção. A OAB-ES informou que divulgaria até o fim daquele dia todos os deferidos.
No total, foram 25 chapas inscritas para as disputas locais da OAB-ES. Até o fechamento da edição, um confronto entre chapas ocorreria apenas em seis das 19 subseções.
Em Cariacica, a “É hora de Inovar”, liderada pelo candidato Gustavo Minervino Souza Ferreira, disputará com a “OAB de Verdade”, de William Paterlini Filho.
Em Linhares, a “OAB Para Todos +”, de Alcidia Pereira de Paula enfrenta a “Renova OAB”, de Bruno Gonçalves Fereguetti. Já em Nova Venécia, a “Ação e Renovação”, de Leila Tavares Pereira compete com a “Ordem: União e Integração”, de José Carlos Said.
Em São Mateus, a “Pra Frente OAB”, de Lívia Batista Barcelos, concorre com a “Democrática e Independente”, de Avelânia Barbosa Lobo”. Já em Venda Nova do Imigrante, a “Pra Frente OAB”, de Antonio José Pereira de Souza, disputa com a “Prerrogativas, Pela Ordem”, de Geraldine Andrea Ferreira Csjakovics.
Por fim, em Vila Velha, a “Juntos Podemos Mais”, de José Antonio Neffa Junior, disputa com a “OAB de Verdade”, de Margareth Gonçalves Pederzini.
SAIBA MAIS
O pleito e as propostas dos candidatos
José Carlos Rizk Filho
Eleito em 2018, Rizk Filho é o atual presidente da OAB-ES e tenta a reeleição pela Chapa 01.
Graduado pela Faculdade de Direito de Vitória (FDV), além de atuar na advocacia, também atua na área acadêmica, tendo sido professor da Ufes e da Pio XII com ênfase nas áreas do Direito do trabalho, público e privado.
Algumas de suas propostas
Criar parcerias financeiras para impulsionar a Jovem Advocacia a obter recursos e iniciar sua trajetória.
Criação do Núcleo de Inteligência e Monitoramento de Mercado, com o objetivo de capitanear e monitorar oportunidades de trabalho para a Jovem Advocacia.
Ampliação das melhorias das condições de trabalho das mulheres em presídios e estruturas policiais, assegurando o respeito às prerrogativas.
Erica Neves
A candidata da chapa 02 é advogada formada pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e especialista em Direito do Estado e em Direito do Consumidor.
Na OAB, já foi membro da Comissão Nacional do Direito do Agronegócio, presidente da Comissão de Fiscalização e Propaganda e Secretária-Geral Adjunta.
Algumas de suas propostas
realizar a diretoria itinerante, onde a diretoria da seccional vai até as subseções do interior para realizar reuniões presenciais e audiências públicas.
Investir na profissionalização da advocacia 4.0 por meio da Escola Superior de Advocacia (ESA), promovendo qualificação da advocacia no ambiente virtual.
criar a “Prerrogativa das mulheres”, onde o atendimento às advogadas será feito somente por advogadas.
Alexandre Rossoni
O candidato da chapa 03 é o com mais tempo de formação dentre os candidatos: formou-se em Direito em 1995 no então Centro Universitário de Vila Velha (atual UVV).
atua como assessor jurídico para empresas e para a Cooperativa dos Ortopedistas e Traumatologistas do Espírito Santo e da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia do Espírito Santo. Também foi apresentador do programa de TV “Seus Direitos”.
Algumas de suas propostas
Aumentar postos de trabalho realizando ações e fiscalizando condomínios, administradoras e empresas de cobranças para que não façam serviços jurídicos.
Remodelar o transporte interfóruns, ampliando o meio de transporte para o advogado exercer seu trabalho no Estado.
Firmar convênios com as polícias Civil e Militar para que advogados ministrem aulas de reciclagem de Direito para policiais.
Eleição
A eleição da OAB-ES está marcada para quinta-feira, das 9 horas às 17 horas. Os advogados votarão nos locais de suas respectivas subseções.
Pode-se conferir a lista de locais onde a votação será realizada, por município, no site www.oabes.org.br/eleicoes-corporativas-2021.
Obrigatório
O voto é pessoal e obrigatório para todos os advogados regularmente inscritos na OAB-ES, sob pena de multa equivalente a 20% do valor da anuidade, salvo ausência justificada por escrito, a ser apreciada pela diretoria do Conselho Seccional.
No dia da votação, deve-se apresentar o cartão ou a carteira de identidade profissional ou um dos seguintes documentos oficiais com foto: Registro Geral de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho e Previdência Social ou passaporte.
Fonte: Candidatos citados e OAB-ES.
Comentários