Casos de diabetes explodem e preocupam especialistas
Em dois anos, houve aumento de quase 16% de ocorrências em adultos no mundo. Em 2021, são 6,7 milhões de mortes pela doença
A cada cinco segundos, uma pessoa morre por complicações causadas por diabetes no mundo, segundo dados preliminares divulgados pela Federação Internacional de Diabetes (IDF, sigla em inglês).
Em dois anos, houve um aumento de quase 16% dos casos da doença em adultos (20 a 79 anos) em todo o mundo, sendo que, apenas esse ano, a doença já foi responsável por 6,7 milhões de mortes.
Para o médico cirurgião vascular Eliud Garcia, esse crescimento também ocorre no Estado.
Ele explicou que esse aumento exagerado pode ter ligação com a pandemia da covid-19. “As pessoas pararam de fazer acompanhamento médico, pararam de praticar atividades físicas e a alimentação piorou. Isso gerou um descontrole da doença, que sem tratamento adequado pode ser fatal”.
Na última edição do Atlas Diabetes, publicada em 2019 pela IDF, 463 milhões de pessoas estavam vivendo com a enfermidade, sendo que agora esse número saltou para 537 milhões.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem atualmente mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 6,9% da população.
Para Rosane Kupfer, endocrinologista e presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes da Regional do Rio de Janeiro (SBD-RJ), é necessário ligar o alerta.
“Muitas pessoas morrem por diabetes, principalmente por causas cardiovasculares. Além disso, a diabetes é também a maior causa de doença renal terminal (diálise) em adultos. Não estamos conseguindo controlar os fatores que levam à doença e os números estão ficando cada vez mais preocupantes”.
No relatório de 2019, a federação havia projetado que em 2030 o número de diabéticos chegaria a 578,4 milhões. No entanto, em apenas dois anos, já são 74 milhões de novos casos.
Para a endocrinologista Queulla Garret, diversos fatores são responsáveis por esses números alarmantes. “Diabetes é uma doença extremamente crescente. O sedentarismo e a má alimentação são apenas alguns dos fatores”.
SAIBA MAIS
A doença
A diabetes é causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, que é um hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo.
A doença pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte.
Tipos de diabetes
O tipo 1 aparece geralmente na infância ou adolescência.
Pessoas com parentes próximos que têm ou tiveram a doença devem fazer exames regularmente para acompanhar a glicose no sangue.
Já o tipo 2 ocorre quando o corpo não aproveita adequadamente a insulina produzida e pode aparecer em qualquer idade.
A causa está diretamente relacionada ao sobrepeso, sedentarismo, triglicerídeos elevados, hipertensão e hábitos alimentares inadequados.
Principais sintomas
são eles: fome frequente, sede constante, vontade de urinar diversas vezes ao dia, perda de peso, fadiga, mudanças de humor, infecções na bexiga, rins e pele, feridas que demoram para cicatrizar, visão embaçada.
Prevenção
A melhor forma de prevenção é a prática de hábitos saudáveis, como fazer atividades físicas e comer alimentos mais naturais.
Fonte: Ministério da Saúde.
Comentários