Atendimento para cães de rua
Animais acidentados e doentes, recolhidos nas ruas de Cariacica, são atendidos em clínica veterinária, contratada pela PMC
Redação jornal A Tribuna
“O Centro de Controle de Zoonoses de Cariacica não funciona aos finais de semana e nem feriados. Então, nós, como protetores de ONGs de animais, não podemos deixar o sofrimento do animal continuar e intervirmos sem condições de poder arcar com as despesas, para aliviar o sofrimento daquele animalzinho”, reclama a técnica em enfermagem Amanda Vesper, que reside em Vila Garrido, Vila Velha.
Ela relata que uma cadelinha foi atropelada na rodovia BR-262, ficou com ferida exposta e a perna quebrada e teve que recorrer a uma clínica particular, mesmo sem recursos.
“Quando é que o município irá implantar um serviço de atendimento público para quem não tem como pagar?” pergunta.
A Secretaria de Saúde de Cariacica informa que tem uma Unidade de Vigilância de Zoonoses e que o município possui um contrato com uma clínica veterinária especializada para realização de cirurgias de castração em felinos e caninos, cirurgias gerais, consultas, exames, imunização, serviço de recolhimento, tratamento de verminoses, transporte para feiras de adoção e outros procedimentos.
Todos os serviços do contrato firmado entre o município e a clínica são realizados só em casos de animais agressores ou recolhidos em vias públicas e que impliquem em risco à saúde pública. Eles são atendidos na clínica veterinária e abrigados na fazenda que pertence à empresa, ambas no município da Serra.
Os animais recolhidos recebem atendimento definido por médicos veterinários e são disponibilizados para adoção, no caso dos que não possuem tutores. Solicitações de atendimento: 3354-7032 e 3343-6633, de segunda a sexta 8h às 16h.
Boa Vista
Mensalidade elevada
Matheus Pimentel Canejo, universitário
“Esse ano, novamente, a UVV aumenta a mensalidade do curso de Medicina para R$ 7.713,92, sem apresentar a planilha de custo aos alunos”.
A UVV explica que reajustou as mensalidades dos cursos de graduação presencial em 8,8%, de forma linear (1% abaixo do índice oficial de inflação acumulada), conforme preveem as regras atuais.
Areinha
Bueiros entupidos
Gleison Nascimento Araújo, feirante
“Os bueiros e caixas da avenida Guarapari estão completamente obstruídos. Principalmente os que ficam ao lado da creche do bairro”.
A Cesan informa que desobstruções na rede de esgoto da empresa podem ser solicitadas pelo 115. A água das chuvas é escoada pela rede de drenagem pluvial cuja manutenção é realizada pela Prefeitura.
República x Mata da Praia
Cães circulam em alamedas e calçadas
Pedro Carrancho, servidor aposentado
“Cidadãos dos bairros República e Mata da Praia continuam passeando com seus animais soltos nas calçadas, alamedas e praças, propiciando ataques aos transeuntes e brigas entre os cães. Nenhuma providência é tomada e não se sabe a quem recorrer ou denunciar o fato.
A Prefeitura de Vitória promove ao longo de todo o ano, ações voltadas para sensibilizar a população para a guarda responsável de animais domésticos, ou seja, para as obrigações e responsabilidades relacionadas tanto ao bem estar do animal como às atitudes e rotinas para o convívio social. Ações serão feitas na região.
Praia da Costa
Segunda dose
José Celso Galvêas Loureiro, aposentado
“Por que a Prefeitura de Vila Velha não está divulgando a lista para a segunda dose da vacina Coronavac para quem tomou depois do dia 10 de abril? E quem se vacinou do dia 1º ao dia 9?
A Secretaria de Saúde de Vila Velha esclarece que as vagas para a segunda dose do imunizante Coronavac estão sendo disponibilizadas no agendamento online no site da PMVV.
Retiro Saudoso
Exames de sangue
Cintia de Oliveira Siqueira, aux. de serviços
“A Unidade de Saúde de Porto de Santana não atende moradores de fora do bairro. Se perde o dia todo só para autorizar exames. Meus dois filhos precisam fazer um hemograma”.
A Secretaria de Saúde de Cariacica informa que a USB de Porto de Santana está atendendo a todas as pessoas que se dirigem à Unidade.
Opinião do leitor
Pandemia
Os números da pandemia estão melhorando no nosso Estado. Já podemos ter esperança de que na virada do ano, o clima vai estar melhor, apesar da economia fragilizada, mas com proximidade das famílias. Nós não conseguiremos suportar mais uma virada de ano isolados, como foi o último réveillon. Mas até lá, precisamos de cautela para que tudo possa dar certo.
Marlene de Toledo
Praia da Costa -Vila Velha
Recordações
Quando garoto, estudei muito tempo no grupo escolar Padre José de Anchieta, que ficava na Ilha de Santa Maria, em Jucutuquara, de frente para a antiga fábrica de tecidos União. Meu Deus, que tempo bom! Havia entre os alunos e professores muito respeito. Alunos eram tratados com muito amor e carinho. Eu mesmo me sentia muito feliz. Minhas palmas, meus aplausos e aquele abraço fraterno aos professores.
Eduardo de Oliveira Barbosa
Vila Nova - Vila Velha
Bem-aventurados
Bem-aventurados os que tem fome e sede de justiça, porque serão fartos (Mt.5:6). A verdadeira justiça é o Senhor Jesus Cristo. O Espírito Santo é que revela esta justiça aos corações projetados pelo Pai para morar com ele eternamente. A maior benção, o maior milagre que o homem precisa, é saber que foi escolhido por Deus para viver eternamente com ele (Jo.10:10). O resto é perda de tempo!
Valdeci Carvalho Ferreira
Mata da Serra - Serra
Opinião do Leitor
Ao Jornal A Tribuna faço, através das notas que escrevo, desde o ano 2001, para o espaço Cartas e atualmente Opinião do Leitor, os meus agradecimentos que tem comigo todos estes anos. Cada nota publicada é momento de gratidão e felicidade para mim. Me alegra e me sinto útil, mesmo estando em idade avançada, mas, graças a Deus em plena lucidez.
Diva Dalva de Mattos Loureiro
Jardim Camburi - Vitória
Inflação
“Vamos fugir, desse lugar baby! Vamos fugir!” Tô cansado de pagar mais caro em tudo para viver aqui. Não é música, é a pura verdade sobre a vida dos brasileiros. Socorro!
Ricardo Rocha
Serra Dourada - Serra
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Qual a Bronca?,por Redação jornal A Tribuna