Comida e humor: existe relação?
Gabriela Rebello
Para começar, te faço algumas perguntas: como são suas refeições? Você come sentado à mesa, prestando atenção ao seu prato ou come em pé? Ou faz a refeição em cinco minutos e já está atrasado para o próximo compromisso? Seu prato tem todos os nutrientes de que precisa ou você se priva do consumo de frutas, carboidratos integrais e legumes? Quantas vezes por semana você troca uma refeição pelo fast food?
Se você tem o (mau) hábito de comer sem sentar à mesa, sem um prato colorido e balanceado, e frequenta os fast foods, cuidado: a sua saúde mental certamente sofrerá as consequências.
Isso mesmo. Irritabilidade, cansaço, falta de atenção, baixo-astral, depressão, ansiedade e desmotivação podem estar, sim, associados à alimentação. Ficou curioso?
Alguns alimentos têm o poder de interferir na produção de neurotransmissores, que são substâncias químicas que realizam a comunicação das células em nosso cérebro. Se houver falhas nessa conexão toda, ou se os níveis de alguma dessas substâncias não for adequado em nosso cérebro, o resultado será percebido no humor e na disposição.
Veja uma lista de alimentos considerados “fontes de alegria” e como é fácil adicioná-los ao nosso cardápio:
Carnes magras, ovos, feijão, leite e derivados; Cacau; Chá de jasmim, tomilho e verde; Frutas: Frutas como banana, laranja, maracujá e jabuticaba; Oleaginosas: Nozes e amêndoas; Peixes e frutos do mar.
Agora que você já entende melhor a relação entre alimentação e humor, tem motivos de sobra para comer de forma correta, afinal uma dieta com os ingredientes certos, garantirá a serotonina necessária para que a alegria esteja sempre presente! Comece com pequenas mudanças, sem dúvidas de que você verá a diferença!
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Nutridicas, por Gabriela Rebello,por Gabriela Rebello
Gabriela Rebello
Nutridicas, por Gabriela Rebello
Com Gabriela Rebello