Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

TRIBUNA LIVRE

Estagiários, oportunidades e o futuro do Brasil

| 19/08/2021, 09:18 h | Atualizado em 19/08/2021, 09:26
Tribuna Livre

Leitores do Jornal A Tribuna


Quem nunca ouviu piadinhas sobre estagiários? Geralmente, são relacionadas à possibilidade de errar. A brincadeira, apesar de soar pejorativa, revela, na verdade, uma grande vantagem da natureza dessa atividade. Estagiários são aprendizes que estão, sim, sujeitos a erros.

Trata-se de uma mão de obra virgem, que aprende no dia a dia da prática como funcionam as teorias. Aprendizado que depende da experiência e da supervisão de profissionais.

Estagiários são estudantes do ensino médio e de cursos técnicos e superiores cujo talento está diretamente ligado ao futuro do Brasil. São os nossos futuros funcionários, gestores, chefes.

O estágio é a porta de entrada dos jovens no mercado de trabalho. Uma experiência de sucesso pode carimbar o passaporte deles para a primeira contratação profissional. Daí a importância de se esforçarem ao máximo. Muitas vezes, o estágio é a parte mais enriquecedora da formação, pois dá vida às teorias aprendidas em sala de aula.

Além de contribuir para que os profissionais recém-formados não cheguem crus ao mercado, a oportunidade de estagiar representa para os estudantes uma fonte de renda, o que, com a pandemia, tornou-se ainda mais importante.

Oportunidades de estágio fazem diferença significativa no cenário educacional. Para muitas pessoas, só é possível estudar quando se tem uma fonte de renda. Outras abandonam os estudos para trabalhar e contribuir financeiramente em casa. O estágio, por ser remunerado, ajuda a reduzir a evasão escolar, já que é preciso estar estudando, para se ter acesso a ele e, consequentemente, à renda conquistada através dele.

O tempo dedicado ao estágio não prejudica o desempenho acadêmico dos estudantes. Isso porque a lei determina o limite de carga horária de 30 horas semanais e 6 horas diárias.

Quanto ao desenvolvimento pessoal, a experiência de estágio estimula nos jovens senso de responsabilidade, maturidade e capacidade de trabalhar em equipe. Para as empresas, do ponto de vista financeiro e burocrático, não há obrigatoriedade quanto a encargos trabalhistas como FGTS, INSS, 13º salário e verbas rescisórias, justamente para que elas sintam-se estimuladas a admitir estudantes. Trata-se de um compromisso social, já que ajuda a manter os jovens estudando, oferece a eles oportunidades.

Do ponto de vista prático, contratar estagiários significa, para as organizações, investir na qualidade dos profissionais do futuro e moldar mão de obra que chega até elas sem vícios, disposta a colocar em prática conhecimentos adquiridos no ambiente acadêmico e a aprender mais.

Não é à toa que existem diversos casos de profissionais que começaram estagiários e, hoje, ocupam cargos de chefia. Eles aprenderam a ser os profissionais de que as empresas necessitavam, e ambos cresceram, juntos.

Elieser Machado é diretor da Jovem Valor, agência de recrutamento de estagiários.
 

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

Tribuna Livre

Tribuna Livre, por Leitores do Jornal A Tribuna

ACESSAR Mais sobre o autor
Tribuna Livre

Tribuna Livre,por Leitores do Jornal A Tribuna

Tribuna Livre

Leitores do Jornal A Tribuna

Tribuna Livre