Vinde a mim
Vencida a eleição, Lula (PT) sairá em busca de mais partidos para compor sua base no Congresso
Vencida a eleição, Lula (PT) sairá em busca de mais partidos para compor sua base no Congresso. Os primeiros alvos serão PSD e União Brasil.
“Será um governo aberto, inclusivo, do centro para a esquerda”, diz o senador eleito Wellington Dias (PT-PI).
A avaliação é que o PSD de Gilberto Kassab será um dos primeiros a embarcar no projeto lulista.
O otimismo com o União também é grande. Enquanto Lula discursava, o presidente da legenda, Luciano Bivar, divulgava vídeo parabenizando-o.

Com moral
Apesar da derrota em SP, Fernando Haddad sai cacifado da eleição para ocupar um alto cargo no governo Lula.
A avaliação é de que ele conseguiu estancar a margem de vitória do bolsonarismo no estado, o que foi crucial numa eleição tão apertada.
Simbolismo
Lula fez seu discurso de vitória na mesma sala do mesmo hotel que usou na eleição de 2002.
Na época, falou de improviso, cunhando a famosa frase “a esperança venceu o medo”. Agora, leu seu pronunciamento de forma burocrática.
Mas fez uma referência à expressão de 20 anos atrás, dizendo que o medo não pode ser maior do que a esperança.
WAR
Integrantes da campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL) creditam a derrota para Lula à falha da estratégia em São Paulo e Minas Gerais, estados onde esperavam compensar a preferência pelo petista no Nordeste.
Na ponta do lápis
No primeiro, o objetivo era abrir 15 pontos percentuais de dianteira, mas alcançaram 10,48.
No segundo, a meta era virar e ultrapassar Lula, mas, com 99,93% dos votos apurados, a diferença em favor do eleito era de 46,5 mil eleitores.
Trincheira
Com a vitória de Lula, integrantes da direita veem o Senado como um guardião das pautas do grupo.
“Será, sim, um Congresso hostil, por ser de base bolsonarista. Deve ser um ponto de atenção ao novo Presidente, que não terá facilidade de aprovar pautas que já verbalizou, como o retrocesso a leis trabalhistas”, diz Carlos Portinho, líder do PL, que terá a maior bancada.
Planejamento
O resultado impõe uma preocupação maior em eleger o presidente do Senado. Segundo Portinho, essas articulações devem se intensificar a partir desta semana para já estarem amadurecidas em dezembro, quando os novos parlamentares serão diplomados.
Digital
Embora redes sociais e plataformas de pagamento de impulsionamento de conteúdo liderem o ranking de empresas fornecedoras nestas eleições, a publicidade por materiais impressos representou o maior gasto de campanha dos candidatos.
Offline
As despesas com a propaganda online se concentram em poucos prestadores de serviço. Facebook faturou R$ 88 milhões e o Google R$ 71,9 milhões. Já o R$ 1 bilhão de material impresso foi pulverizado entre 183.602 estabelecimentos.