Playlist da Semana: 65 anos de Renato Russo
Confira algumas músicas do grande cantor brasileiro, que faria aniversário nesta semana
Escute essa reportagem

Nesta semana, um dos principais nomes da música brasileira completaria 65 anos. A Playlist da Semana separou alguns dos muitos sucessos de Renato Manfredini Júnior, ou melhor, Renato Russo, para celebrar o legado do maior poeta do rock brasileiro.
"Índios"
A música “Índios” foi lançada em 1986, no álbum *Dois*, da banda Legião Urbana, na qual Renato Russo foi compositor e vocalista. Pelo título e pela letra, a canção parece falar sobre os primeiros habitantes do Brasil. Porém, segundo Renato, a faixa aborda a inocência e ingenuidade que ele acreditava ser características do povo brasileiro.
"Por enquanto"
Um ano antes, em 1985, Renato compôs a música “Por Enquanto”, que integra o primeiro álbum do Legião Urbana. Em 1990, a canção foi gravada por Cássia Eller em seu disco de estreia, tornando-se seu primeiro grande sucesso.
"Monte Castelo"
Em “Monte Castelo”, Renato Russo traz citações do soneto 11 de Luís de Camões e trechos do capítulo 13 da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios. A música foi lançada em 1989, no álbum *As Quatro Estações*, do Legião Urbana, e recebeu esse nome em homenagem a um tio de Renato, que, durante a Segunda Guerra Mundial, lutou em Monte Castelo, uma região no norte da Itália.
“Geração Coca-Cola”
“Geração Coca-Cola”, de 1984, reflete o descontentamento com a cultura de massa da década de 80 e com o consumismo. Além disso, a música faz duras críticas à ditadura militar, que completava 20 anos na época em que a faixa foi lançada. A canção integra o primeiro disco autointitulado da banda Legião Urbana.
“Mais Uma Vez”
A música “Mais Uma Vez” faz parte do quarto álbum solo de Renato, chamado *Presente*, que foi lançado em 2003, sete anos após sua morte. Com composição de Flávio Venturini e Renato Russo, a letra fala sobre ter esperança e força, mesmo em momentos difíceis.
*Estagiária sob supervisão de Weslei Radavelli.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários