Dança, teatro e arte em centro cultural no centro de Vitória
O Stael Majesck Centro Artístico também disponibiliza seu espaço para música, moda e aulas de forró, pintura e bonecas
Escute essa reportagem
Entre os altos edifícios do centro de Vitória, um lugar se destaca pela bagagem e força cultural, unindo dança, arte, música, teatro e moda. O Stael Majesck Centro Artístico nasceu com a proposta de ser um espaço multicultural e representar a força de um povo que antes era visto como ‘sem cultura’, como explica a estilista, produtora cultural e artista plástica Stael Majesck, que há 16 anos fez da sua moradia um espaço cultural independente.
“Em 2000, eu comecei a desenvolver meu trabalho de estamparia manual e senti a necessidade de ter um espaço onde eu pudesse mostrar não só o meu trabalho, mas também o de outras pessoas, e principalmente porque me incomodava muito quando as pessoas falavam que capixaba não tinha identidade”, declarou.
Ela frisou: “Sempre defendi que os capixabas têm, sim, identidade com artistas, só que faltava um lugar para mostrar. Então, a proposta era abrir um espaço de vitrine, tanto na exposição e comercialização da arte dessas pessoas, quanto um espaço para que as pessoas pudessem se apresentar como artistas”.
Nos 16 anos de existência da casa, que fica na rua Sete de Setembro, 263, Stael transformou o próprio lar em um verdadeiro tesouro que se renova e se adapta às necessidades dos artistas. Ela conta que além dos eventos culturais que promove e das exposições dela e de outros artistas, o local recebe ainda um acervo bibliográfico e outros artefatos artesanais.
“A biblioteca é muito rica, excelente para pesquisa, inclusive com uma parte toda de livros só de história do Espírito Santo. A nossa loja é colaborativa de produção autoral, ou seja, tem moda e acessórios, de produção única, peças exclusivas, e tem também outros produtos como a cachaça e o café de produção local, além dos trabalhos com velas aromáticas, entre outros. Nós não trabalhamos com industrializados”.
A estilista conta que a casa fica de portas abertas para receber visitantes de quarta-feira a sábado. Às quartas e sextas das 15h às 19h. Às quintas, das 15h às 21h e aos sábados das 9h às 16h.
“Atualmente, nas quintas-feiras, a gente tem aula de forró, das 19h30 às 21 horas. Quando tem aula, a gente fica aberto até mais tarde. Além disso, toda última quinta do mês acontece o Nu Quintal, que é um palco aberto. Estamos fechando novas turmas de arte, pintura, bonecas e várias outras que vão funcionar ainda este mês”, afirmou.
ESPAÇOS DO CENTRO CULTURAL
Artesanato
Há uma loja colaborativa, com exposição e comercialização de produtos autorais de produção capixaba em moda, acessórios, design, artesanato, com um empório, com cafés, cachaças, licores, conservas, além de sebo de livros e brechó.
Arte
Preservando a arquitetura das antigas construções do centro de Vitória, o Stael Majesck Centro Artístico apresenta inclusive um jardim de inverno, com intervenções artísticas.
Poesia
No salão cultural multiuso, acontecem exposições, eventos de saraus, música, poesia, oficinas de artes, oficina de forró, rodas de conversa, entre outras atividades culturais que acontecem na casa.
Galeria
Cada cômodo do Stael Majesck Centro Artístico é ocupado com manifestações artísticas. Há, por exemplo, a galeria de exposições e biblioteca, que fica entre a cozinha e sala de estar da casa
Fotografias
O banheiro do Stael Majesck Centro Artístico é ornamentado com a exposição fotográfica “Entre a Senzala e a Casa Grande”. As fotografias são do artista Lino Feletti.
Comentários