X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Veleiro capixaba faz história e vence regata em Punta del Este


Imagem ilustrativa da imagem Veleiro capixaba faz história e vence regata em Punta del Este
Barco capixaba +Bravíssimo venceu regata internacional no Uruguai |  Foto: Claudio Cambria / Divulgação RCAS

A vela capixaba iniciou o ano no ponto mais alto do pódio. Na semana, o barco + Bravíssimo, do Iate Clube do Espírito Santo, conquistou o título da categoria ORC Club do 26º Rolex Circuito Atlântico Sur, um dos eventos mais importantes da América do Sul, e que tinha equipes da Argentina, Uruguai, Brasil, Canadá , Estados Unidos, Grã-Bretana e Itália. 

Veleiro conquistou o título da primeira e mais importante das seis regatas da competição, no trecho entre Buenos Aires e Punta del Este, e manteve a regularidade nas demais cinco etapas disputadas no mar uruguaio ao longo do final de semana. É o primeiro barco brasileiro a vencer na categoria.

A equipe venceu o percurso da primeira regata, de mais de 160 milhas náuticas com saída de Puerto Madero, passagem pelo Rio da Prata e no mar do Uruguai, em 31 horas, 54 minutos e 38 segundos. A tripulação foi composta por mais 8 velejadores, sendo 4 capixabas, um carioca, um chileno e dois argentinos.

“Esperávamos ficar entre os primeiros, mas não ganhar a competição, pois sabíamos do potencial das outras equipes, principalmente os argentinos que tem muita tradição na vela oceânica. Mas, após conseguirmos ganhar a principal regata do circuito, que liga Buenos Aires a Punta del Este, depois de mais de 31 horas navegando, superação em cima de superação, vimos que tínhamos total condições de levar o título”, ressalta o comandante Luciano Secchin.

O barco capixaba totalizou 118 pontos, ficando a frente do Llanero (111 pontos) e Double Black (107), ambos da Argentina. Esta é a primeira vez do +Bravíssimo na competição. A tripulação já competiu ano passado, mas em barco alugado, quando conseguiram ficar em sétimo lugar entre os 26 barcos que disputaram a prova em 2019.

A trajetória até o título começou muito antes do início da regata, e exigiu muita superação dos velejadores. Para levar o +Bravíssimo para Buenos Aires, local da largada, o veleiro navegou por águas brasileiras, saindo de Santos, até chegar em Buenos Aires, Argentina, em um trajeto que durou mais de uma semana.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: