X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Variante do Reino Unido circula em 65 cidades do Estado


Dados apresentados nesta segunda-feira (22) pela Secretaria de Estado da Saúde mostram que a variante B.1.1.7 do coronavírus, identificada pela primeira vez no Reino Unido, está circulando em pelo menos 65 cidades do Estado. O vírus, que pode ser até 90% mais contagiosa que outras variantes da covid, começou a circular no Estado em dezembro de 2020, mas já foi identificado em exames de novembro do mesmo ano.

Os dados sobre a variante foram apresentados pelo secretário de Saúde, Nésio Fernandes, e pelo Diretor do Laboratório Central do Estado (Lacen), Rodrigo Rodrigues.

Segundo a Sesa, os primeiros casos foram identificados em Barra de São Francisco, no Noroeste do Estado, e Piúma, no litoral Sul. As duas cidades são consideradas o "epicentro" da doença. Hoje, a variante circula em 65 municípios capixabas e saltou de 16 casos em dezembro para 943 em março.

Esta nova variante, segundo Rodrigo Rodrigues, tem acometido um número maior de pessoas mais jovens e tem potencial de letalidade até 61% maior que outras cepas da covid-19.

Cinco fatores tem contribuído para o avanço da doença no Estado: a não redução da interação social entre os capixabas, a relativização com o número de casos, negação da doença, baixa cobertura vacinal e o surgimento de novas variantes.

Além da variante do Reino Unido, outras 6 variantes circulam em território capixaba, dentre elas a P1, identificada no Amazonas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: