X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Universitários adiam o sonho do diploma


A pandemia do novo coronavírus trouxe à sociedade uma série de limitações e a necessidade de escolher o que é prioridade no momento. Neste novo contexto de vida, os jovens estão se questionando se essa é a melhor fase para seguir em frente com o sonho de cursar a faculdade.

Imagem ilustrativa da imagem Universitários adiam o sonho do diploma
Natália Mendes, 23, abandonou o curso de Relações Internacionais |  Foto: Dayana Souza/AT

A resposta deste questionamento tem resultado em evasão no ensino superior. Sem renda para arcar com o custo da mensalidade ou por considerar desvantajoso o ensino a distância, os alunos estão trancando a matrícula ou simplesmente abandonando a faculdade.

Mesmo quem ainda resiste está com dificuldade de pagar. No mês de abril, a taxa de inadimplência subiu de 14,9% para 25% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com o Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior Privado. Já a evasão saltou de 3,8% para 4,35% na comparação entre 2019 e 2020.

Para não perder os alunos, faculdades estão adotando o ensino a distância, o que é visto por muitos como injusto financeiramente. É o caso da ex-universitária Natália Mendes Ferreira, de 23 anos, que acaba de abandonar o curso de Relações Internacionais em uma instituição particular de Vila Velha.

“Aula a distância não é algo interessante, pois eu estava pagando o mesmo valor por um produto inferior. Para mim, estava sendo uma desvantagem. Como eu ainda estava no primeiro semestre, não poderia trancar. Então, abandonei”, contou Natália.

Já para o universitário Lucas Vieira, 23 anos, a alternativa pode ser trancar o curso. “Não há o mesmo foco sem a sala de aula”, ressaltou Lucas.

Inscrições para o Enem são prorrogadas até quarta-feira (27)

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram prorrogadas por conta da baixa adesão de alunos da rede pública – reflexo da pandemia do novo coronavírus.

O prazo, que terminaria ontem, agora vai até as 23h59 da próxima quarta-feira (27), segundo o Instituto Nacional e Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão responsável pela prova e ligado ao Ministério da Educação (MEC).

Em nota, o instituto diz que a decisão foi tomada após reunião com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

De acordo com o Inep, já foram registradas 5.050.768 inscrições para a versão impressa do Enem 2020. O número é menor do que o total de inscritos do ano passado (5.095.308), quando a prova teve a menor participação em 10 anos.

O Enem 2020 ocorreria em novembro, mas foi adiado por 30 ou 60 dias, ainda sem data definida. O ministro da Educação, Abraham Weintraub, vinha ignorando pedidos de adiamento, mas mudou de posição após iminente derrota no Congresso sobre o tema.
Uma enquete online com todos os inscritos será realizada em junho pelo Inep para definir a data da prova, que é utilizada como principal forma de acesso nas universidades e institutos federais.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: