X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Ufes estuda fazer aulas pela internet


Imagem ilustrativa da imagem Ufes estuda fazer aulas pela internet
Sede da reitoria: segundo Ufes, maioria dos alunos não tem acesso à internet |  Foto: Kadidja Fernandes - 01/03/2020

O reitor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Paulo Vargas, informou que a instituição analisa a possibilidade de os alunos terem aulas pela internet, durante a pandemia do novo coronavírus.

O Ministério da Educação (MEC) autorizou há quase dois meses que as instituições de ensino superior realizassem as aulas pelas internet. No entanto, apenas 6 das 69 universidades federais do País adotaram a medida.

“Isso está sendo estudado. Foi criado um grupo de trabalho para analisar os cenários possíveis dentro desse período que estamos passando”, disse Paulo Vargas.

Segundo o reitor, uma pesquisa está sendo feita via internet com os alunos e servidores para conhecer as condições de acesso à internet e às Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Outra função do levantamento é conhecer o perfil socioeducacional dos estudantes da Ufes.

Em reportagem publicada no portal da instituição, o reitor frisa que a pesquisa não quer dizer, necessariamente, que a Ufes vai adotar aulas a distância.

Imagem ilustrativa da imagem Ufes estuda fazer aulas pela internet
Reitor da Ufes, Paulo Vargas |  Foto: Divulgação

“Mais da metade dos alunos se enquadra na faixa de vulnerabilidade social, que tem renda familiar bem reduzida e uma parte deles é apoiada pela assistência estudantil”, enfatizou o reitor.

O grupo de trabalho é coordenado pela diretora do Centro de Educação, Cláudia Gontijo. Ela reforça que a portaria do MEC, que autoriza o ensino pela internet, estabelece que será de responsabilidade das instituições a disponibilização de ferramentas aos alunos que permitam o acompanhamento dos conteúdos.

Ela pondera que as instituições não podem exigir que os alunos tenham as ferramentas necessárias ao ensino-aprendizagem em ambientes virtuais.

“Atualmente, grande parte dos estudantes não possuem acesso à internet e às TICs em seus ambientes domésticos. Diante desse cenário, a Ufes está estudando formas que proporcionem a inclusão de todos os estudantes nos processos educativos que venham a ocorrer”.


SAIBA MAIS


Ufes
- O reitor da universidade, Paulo Vargas, informou que a possibilidade de aulas online é algo estudado pela instituição.
- A Ufes está fazendo uma pesquisa pela internet com alunos e professores para saber as condições de acesso deles à internet e às tecnologias de informação. A instituição informou que não quer excluir alunos do processo de aprendizagem.

Ifes
- No último dia 7, o instituto federal liberou as atividades pedagógicas pela internet, que devem ser iniciadas em até 20 dias a partir do anúncio, ou seja, até o dia 27.
- Está sendo estudada a compra ou o aluguel de equipamentos para alunos que não têm acesso à internet.

Fonte: Instituições consultadas.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: