X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Ufes decide começar aulas online a partir de setembro


Imagem ilustrativa da imagem Ufes decide começar aulas online a partir de setembro
Ufes dá orientações sobre coronavírus |  Foto: Thiago Coutinho/AT

A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) decidiu implantar o ensino a distância, por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a partir do dia 9 de setembro. A decisão foi tomada na noite desta sexta-feira (14), 150 dias após a suspensão das aulas presenciais, mesmo com o ensino remoto liberado desde março.

O chamado Ensino-Aprendizagem Remoto Temporário e Emergencial (Earte) foi aprovado em reunião que durou seis horas no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe). A reunião, no entanto, foi suspensa e só será retomada na próxima segunda-feira (17) para a aprovação da proposta final.

As aulas a distância serão ofertadas para os alunos da graduação e pós-graduação em um período letivo especial a partir de setembro e vão até o dia 15 de dezembro. Segundo o cronograma proposto, o período de matrícula para esse semestre especial será aberto na segunda quinzena deste mês.

A proposta também diz que o retorno das aulas presenciais será anunciado com antecedência mínima de 15 dias.

Aulas suspensas em março

As aulas da Ufes estão suspensas para mais de 24 mil alunos desde o dia 17 de março, quando o Brasil registrou sua primeira morte pelo novo coronavírus. No dia seguinte, o Ministério da Educação (MEC) autorizou em caráter excepcional a realização de aulas remotas por todas universidades, mas sem anunciar nenhum apoio operacional para isso.

Em abril, o reitor da Ufes, Paulo Sérgio de Paula Vargas, descartou a possibilidade de realizar aulas online em entrevista ao jornal A Tribuna.

“Está descartado no momento. Não temos meios para viabilizar isso de maneira adequada. Além disso, boa parte dos alunos teria dificuldade por conta da vulnerabilidade. Nem todos têm recursos e acesso à internet", disse o reitor, na época.

No entanto, uma pesquisa realizada em maio pela própria universidade apontou que 96% dos alunos e 99% dos professores têm acesso à internet em casa. Desses, 73% responderam que moram em locais com condições necessárias para participar de aulas online.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: