Morro do Moreno vai ganhar mirantes, trem e cafeteria
Novidades devem ser entregues em até um ano e meio a partir da assinatura da ordem de serviço, prevista para daqui a 45 dias
Escute essa reportagem
Ponto turístico procurado por moradores e visitantes, o Morro do Moreno, localizado em Vila Velha, ganhará atrativos como mirantes e trenzinho.
A novidade foi divulgada nesta quinta-feira (23) pelo governador Renato Casagrande e pelo prefeito Arnaldinho Borgo durante a festividade de aniversário do município canela-verde, que celebrou 489 anos.
“Vamos construir um centro de atendimento ao turista, estacionamento, haverá Guarda Municipal permanente. Teremos três mirantes até chegar ao topo para as pessoas fazerem a contemplação da vista. Teremos um funicular (trenzinho) que vai do pé ao topo, para levar as pessoas com mobilidade reduzida”, informou o prefeito.
O governador celebrou a iniciativa, que também tem no projeto a instalação de um restaurante e letreiro. “A urbanização do Morro do Moreno ficará linda e será um grande atrativo para quem gosta de ir ali praticar esportes, contemplar a vista e para os turistas, que poderão ver a nossa linda Baía do Espírito Santo”, afirmou.
Segundo a Prefeitura de Vila Velha, a expectativa é fazer a entrega dessa nova infraestrutura em até um ano e meio a partir da assinatura da ordem de serviço. Esta será feita em 45 dias após a conclusão da licitação, assinada nesta quinta (23).
Além da ação no Morro do Moreno, o governo e a prefeitura também anunciaram o investimento de R$ 40 milhões em obras de rede de drenagem e assentamento de blocos pré-moldados em vias, e a requalificação de 6,5 quilômetros da orla que contempla os trechos de Nova Ponta da Fruta, Ponta da Fruta e Interlagos.
E não para por aí. “Hoje (quinta, 23) estamos assinando para começar a obra da praça Duque de Caxias, que vai se transformar no Parque Municipal Duque de Caxias, e também a retomada da obra do teatro Hélio Viana”, comentou Arnaldinho. O prazo de execução dos projetos é de 300 dias.
No novo parque, haverá academia popular, parquinho e espaço para pets, além de área destinada a barraquinhas e food trucks.
Já o teatro passará por reforma e requalificação, que inclui a recuperação da cobertura e das fachadas, implantação de mais banheiros e melhorias na iluminação.
Ponta da Fruta terá nova orla com calçadão e ciclovia
Dentro do pacote de obras do governo estadual em parceria com a Prefeitura de Vila Velha há a requalificação de 6,5 quilômetros de orla canela-verde no trecho que contempla Nova Ponta da Fruta, Ponta da Fruta e Interlagos.
“A orla, de Nova Ponta da Fruta até Interlagos, no primeiro trecho de construção, vai ter calçadão, iluminação, ciclovias, praças, opções de lazer. Depois que todos os trechos estiverem prontos, serão 32 km de orla interligados”, disse o prefeito Arnaldinho Borgo. O objetivo é fazer a interligação da Praia da Costa até Nova Ponta da Fruta.
Arnaldinho afirmou que tem previsão das obras terminarem em um ano e meio. O projeto está em fase de licitação para contratação de empresa.
Nesta quinta-feira (23), para a comemoração dos 489 anos do município, que também é o dia que celebra a Colonização do Solo Espírito-Santense, foi realizado o tradicional desfile cívico-militar, da avenida Jerônimo Monteiro até a Champagnat. Mais de 30 escolas se apresentaram e encantaram o público.
Comentários