Troca de tiros, prisões e apreensão de submetralhadora em Vitória
Escute essa reportagem
A quinta-feira (21) começou com troca de tiros entre policiais e bandidos no Morro do Macaco, em Vitória. A incursão faz parte da sexta fase da Operação Caim, que acontece em todo o Estado.
Assim que as forças policiais subiram o morro, houve um princípio confronto que, segundo a Secretaria de Segurança Pública, foi rapidamente debelado pela polícia e pela Força Nacional. Quatro suspeitos foram presos e uma submetralhadora calibre 380 de fabricação caseira foi apreendida.
Um vídeo mostra o momento em que os policiais rendem um suspeito em um local de difícil acesso.
Operação Caim VI
A Operação Caim VI foi planejada pela Superintendência de Polícia Especializada (SPE) da Polícia Civil e tem como principal objetivo direcionar esforços das unidades especializadas da Grande Vitória e do interior do Estado para a redução dos índices de criminalidade, principalmente o número de homicídios. O foco é o combate a organizações criminosas que atuam, principalmente, na Grande Vitória, o cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão, e a prisão de homicidas e de traficantes.
Na Região Metropolitana de Vitória, mais de 100 policiais estão empenhados, reunindo equipes da Polícia Civil, Polícia Militar, Força Nacional e Guardas Municipais de Vitória, Vila Velha e Serra.
Histórico:
O total, até a quinta fase, é de 161 detenções, 37 armas, 1.222 munições, 09 veículos, drogas e mais de R$ 47 mil em dinheiro apreendidos. Em todo o Estado, 143 mandados judiciais foram cumpridos nas cinco etapas.
Primeira fase: deflagrada no dia 02 de abril nos municípios de Cariacica e Vila Velha, resultou na prisão de 15 suspeitos, dois adolescentes apreendidos, além de armas, munições e drogas que foram tiradas de circulação.
Segunda fase: realizada no dia 08 de abril, alcançou o resultado de 39 detenções em todo o Estado, apreensão de 10 armas, drogas e munições.
Terceira fase: deflagrada no dia 17 de abril, resultou em 47 suspeitos detidos, dois adolescentes apreendidos, dez armas, 888 munições, entorpecentes, dois veículos e uma moto apreendidos.
Quarta fase: no dia 24 de abril foram efetuadas 12 prisões de adultos e a apreensão de um adolescente, além de três armas, 125 munições, um simulacro de arma de fogo e drogas. Seis prisões ocorreram no interior do Estado e o restante na Região Metropolitana de Vitória.
Quinta fase: no dia 08 de maio, ocorreram 43 prisões em todo o Estado, sendo 16 por cumprimento de mandado de prisão de suspeitos de homicídios. Foram cumpridos 34 mandados de busca e apreensão, que resultaram em apreensão de munições, drogas e dez armas, entre elas uma granada, no bairro Cruzamento, em Vitória.
O nome “Operação Caim” faz referência à história bíblica dos irmãos Caim e Abel, e remonta ao primeiro homicídio sobre o qual a sociedade teve conhecimento.
Comentários