X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Política

Tribunal de Contas mantém servidores trabalhando em casa até o fim do ano


Por causa dos impactos da pandemia do novo coronavírus, o Tribunal de Contas do Espírito Santo (TC-ES) decidiu que vai manter os servidores em regime de teletrabalho, ou seja, trabalhando de casa, até dezembro deste ano. A instituição ainda fixa a redução das despesas com pessoal em 7,4% e das demais despesas de custeio em 16,6%.

Entre as medidas de corte de gastos, estão: vedação de compra de passagens aéreas e concessão de diárias; suspensão de participação de membros e servidores em eventos, cursos, congressos e outros; suspensão de pagamento de indenização por férias não fruídas a conselheiros, conselheiros substitutos e procuradores especiais de contas, entre outras medidas.

De acordo com o órgão, a decisão considera as previsões de queda de receita do Estado, que pode chegar a R$ 3,28 bilhões, segundo Boletim Extraordinário da Corte; a acentuada redução das despesas de custeio; e o resultado alcançado nos últimos dois meses, quando os servidores foram designados a exercer suas funções de casa.

Imagem ilustrativa da imagem Tribunal de Contas mantém servidores trabalhando em casa até o fim do ano
|  Foto: Leone Iglesias

O Tribunal de Contas do Estado justifica que, apesar da pandemia da Covid-19, a Corte registrou aumento de produtividade e alcançou a marca de 42,7% de incremento na conclusão de instruções processuais e de 21,42% na instrução de recursos, quando comparados os meses de abril de 2019 e abril de 2020.

Segundo uma portaria publicada nesta segunda-feira (25), o órgão de controle se prepara para a realização de sessões virtuais, permitindo a manutenção dos julgamentos e apreciações. Enquanto isso, as sessões têm sido realizadas por videoconferência. A meta, de acordo com o presidente do Tribunal, conselheiro Rodrigo Chamoun, é esgotar com todo o estoque processual, para iniciar nova atuação em 2021.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: