X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

AT em Família Especial

Tratamento reduz sardas e melasmas


Imagem ilustrativa da imagem Tratamento reduz sardas e melasmas

A exposição excessiva ao sol pode causar inúmeros danos à pele do rosto e do corpo. Alguns desses danos são os melasmas, manchas escuras que afetam principalmente as mulheres, por causa da gravidez e do uso de anticoncepcionais.

Outra consequência são as sardas, que costumam aparecer na adolescência e são, inclusive, consideradas um charme por muitas pessoas.

As sardas surgem, geralmente, em áreas da pele onde o sol queima com facilidade, como ombros, nariz, maçãs do rosto, colo, braços e pernas.

“As efélides, popularmente chamadas de sardas, são manchas que surgem devido ao aumento de melanina na pele”, explicou a dermatologista Karina Mazzini.

A melanina é o pigmento que dá cor à pele e é ativada pela exposição solar. Já os melasmas aparecem devido a uma predisposição da paciente, segundo a dermatologista.

“Além disso, o surgimento das manchas está relacionado a excesso de radiação solar, alterações hormonais da gravidez e uso de pílulas anticoncepcionais”, esclareceu Karina.

Para tratar essas manchas, que muitas vezes incomodam e tendem a aumentar, a dermatologista prepara um protocolo personalizado, com combinação de lasers.

“Existem vários tipos de pele e de manchas, bem como vários fatores que podem levar ao surgimento delas. Cada paciente é único. É preciso desenvolver um tratamento adequado, às vezes com dois ou três lasers em uma mesma sessão”, afirma ela.

Entre as novidades no mercado, o laser de thulium é a grande aposta para combater manchas de pele, entre elas o melasma.

“Existem outros lasers indicados para esse tipo de problema, mas a vantagem do laser de thulium é que ele clareia a pele e também ajuda na formação do colágeno”, disse Karina.

Laser 1064 é ideal para pele sensível

Outra opção que vem dando ótimos resultados para peles com melasmas e manchas escuras é o laser 1064, ideal para peles mais sensíveis, porque tem efeito suave, mas eficiente, diminuindo as chances de que as manchas voltem a aparecer.

Segundo a dermatologista Karina Mazzini, para tratar o melasma ainda há a opção do drug delivery digital, que permite a penetração de ativos na pele através de microperfurações.

Assim, injeta-se o clareador dentro da mancha.

“Temos também os tratamentos home care, que são aqueles feitos em casa, com cremes clareadores para sardas ou melasmas. É preciso identificar a rotina do paciente para desenvolver a melhor maneira de tratá-los”, explica a médica.

E, como forma de prevenção, o uso de filtro solar todos os dias é indispensável.

Apesar de as sardas e o melasma serem benignos e não causarem nenhum mal à saúde, o filtro solar ajuda a proteger a pele de queimaduras, rugas e, principalmente, a evitar o câncer de pele e o aumento das manchas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: