Motociclistas terão pedágio de graça a partir desta sexta no ES
Novo contrato de concessão da BR-101 foi assinado nesta terça-feira (26) com mudanças que passam a valer já a partir desta sexta-feira (29)
Escute essa reportagem

A partir dessa sexta-feira (29), motociclistas não precisarão mais pagar o pedágio quando trafegarem pela BR-101. Esse é uma das mudanças que estão previstas no novo contrato, assinado nesta terça-feira (26), na sede da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em Brasília. A concessionária que administra a BR mudará o nome de Ecovias 101 para Ecovias Capixaba.
Além da isenção do pedágio para os motociclistas, o novo contrato também obriga um busto plano de investimentos da ordem de R$ 10 bilhões para execução de obras e operação do trecho.
Cada praça de pedágio terá um acesso exclusivo, sinalizado à direita, para indicar o percurso do motociclista.
Haverá ainda um desconto básico para os demais motoristas que instalarem o adesivo (tag) no veículo. Esse desconto será de 5%. Basta instalar o adesivo no veículo que a cobrança será automática.
Além disso, as praças de pedágio em cada um dos municípios terão desconto para os usuários frequentes. O desconto será aplicado para as categorias 1, 3 e 5, sendo: 1 para veículos leves tipo automóvel, caminhonete e furgão; 3 veículos leves tipo automóveis, caminhonete e furgão com semirreboque; e 5 veículos leves tipo automóveis, caminhonete e furgão com reboque para veículos que trafegam com alta frequência e utilizam tag.
Contando com uma sistemática inovadora, haverá descontos progressivos para aqueles que trafegam com alta frequência pela BR, de uma mesma praça de pedágio, no mesmo sentido de fluxo e dentro de um mesmo mês calendário.
Confira a porcentagem dos descontos abaixo:
Praça de Pedágio/Percentual de Desconto Unitário (PDU)
Pedro Canário: 1,74%
São Mateus: 4,47%
Aracruz: 3,96%
Serra: 3,20%
Guarapari: 3,02%
Itapemirim: 1,77%
Mimoso do Sul: 1,33%
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários