X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Trânsito

Motociclistas são 80% das vítimas de acidentes


Imagem ilustrativa da imagem Motociclistas são 80% das vítimas de acidentes
|  Foto: Divulgação

Mesmo num semestre marcado pela pandemia e pela redução do número de veículos nas ruas, especialmente entre os meses de março e maio, os dados assustam: 79% dos benefícios pagos pelo seguro DPVAT por morte, invalidez ou custos hospitalares gerados por acidentes de trânsito se referem a motociclistas.

Ao todo, foram 125 mil benefícios pagos no País, entre os quais 2.471 no Espírito Santo. Os motociclistas são também o maior número de vítimas fatais, representando 8.128 mortes em todo o País.

Os dados, divulgados pela Seguradora Líder, que responde pelo DPVAT, indicam ainda que muitos dos que sobrevivem ficam com algum tipo de invalidez permanente – um total de 90.581 indenizações – ou precisam arcar com despesas médicas e suplementares após o acidente (26.686 pagamentos representam valores referentes a reembolsos desse custo).

Imagem ilustrativa da imagem Motociclistas são 80% das vítimas de acidentes
|  Foto: Jornal A Tribuna

Os números servem de alerta. Em geral, a maior parte de todos os acidentes de trânsito, seja com motos ou automóveis, é causada por fatores relacionados à imprudência. Quem vive a realidade do trânsito no dia a dia confirma e reconhece a maior vulnerabilidade do motociclista nesse contexto.

“O motociclista fica mais exposto e, portanto, mais sujeito às consequências de um acidente. É fundamental a conscientização de que o trânsito é responsabilidade de todos os que dele participam. Por isso, realizamos ações educativas e pit stops, envolvendo sempre motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres”, afirma André Beltrane, gestor de Atendimento da RodoSol.

As estatísticas também comprovam a percepção. Apesar de representarem 27% da frota nacional, as motos respondem por quase 80% dos sinistros. Além disso, em 2019, as ocorrências com motociclistas representaram 50% do número total de mortes e 75% dos casos de invalidez permanente e do pagamento de despesas médicas.


Previna-se na cidade ou na estrada


Imagem ilustrativa da imagem Motociclistas são 80% das vítimas de acidentes
Ação educativa realizada pela RodoSol, em parceria com o Batalhão de Trânsito, na última quinta. |  Foto: Gilson Luiz Garcia
  1. Ao usar a motocicleta para locomoção ou como instrumento de trabalho, reflita e adote hábitos de pilotagem defensiva, usando equipamentos de segurança, não usando “corredores” e nem fazendo ultrapassagens pela direita ou indevidas.
  2. O uso do capacete não é apenas uma dica de segurança, mas uma obrigatoriedade do ponto de vista legal. Motociclistas e garupas sem capacete podem receber multas, além de deixarem vulneráveis a região craniana, o rosto e o maxilar em caso de queda
  3. O uso do capacete diminui em 29% o risco de lesões fatais na região da cabeça e em 67% a chance de traumatismos cranianos.
  4. Os capacetes devem estar dentro da validade e ter o selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), pois essa certificação garante a sua eficácia nos choques mais bruscos.
  5. Capacetes do tipo coquinhos não protegem a nuca.
  6. É importante usar calças e jaquetas resistentes, calçados reforçados e luvas, preferencialmente de couro.
  7. Mantenha-se visível. Por estar em situação mais vulnerável, o motociclista deve redobrar o cuidado para evitar os “pontos cegos” dos carros. Outras dicas são manter faróis ligados durante o dia e à noite e usar roupas claras ou chamativas.
  8. Respeite os limites de velocidade. Não faça de sua moto uma arma contra você mesmo e o outro.
  9. Ao frear, utilize tantos manetes quanto o pedal. Na frenagem, o peso da moto cai sobre a roda da frente e o motociclista corre o risco de perder o controle sobre o veículo. Ao acionar somente o freio da frente, a moto perde a aderência traseira. O cuidado deve ser ainda maior em dias de chuva.
  10. Conheça a moto que utiliza e suas particularidades.
  11. Mantenha em dia a manutenção. Calibragem dos pneus, sistema elétrico, freios e combustível devem ser verificados, bem como retrovisores e óleos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: