Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Fonte Grande

Fonte Grande

Colunista

Luiz Trevisan

Suspensa a festa para o Rei 8.0

| 28/03/2021, 08:49 08:49 h | Atualizado em 28/03/2021, 08:56

Pelo sim, pelo não, a Prefeitura de Cachoeiro suspendeu, por enquanto, a programação virtual de comemoração dos 80 anos de Roberto Carlos, que aniversaria em 19 de abril. Estavam previstos eventos online e passeios com distanciamento e protocolo sanitário. Algumas emoções somente serão possíveis se a pandemia permitir.

Imagem ilustrativa da imagem Suspensa a festa para o Rei 8.0
Roberto Carlos |  Foto: AGNEWS

Pandemia muda o tempo todo

Estudo feito por pesquisadores da Ufes, publicado em novembro de 2020, indicou que a maior incidência das vítimas registradas nos hospitais públicos do Espírito Santo era de classes sociais menos favorecidas e com maior índice de comorbidades. A epidemiologista Ethel Maciel resumiu assim a situação: “Pobreza mata”. Cinco meses depois, o panorama é bem diferente e difuso.

Outro professor envolvido na pesquisa sobre classes sociais mais vitimadas pela Covid-19, Etereldes Gonçalves Júnior aponta que o contágio avança entre outras classes sociais e jovens. “Basta ver o alto índice de internações também nos leitos privados”, frisa.

Nova pesquisa

Etereldes destaca que não há pesquisa recente sobre a condição social das vítimas. “Tudo muda o tempo todo”, diz. Mas considera importante haver um estudo atualizado a respeito. E o subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, observa que os boletins diários não trazem a estratificação social dos contaminados. Apontam somente a incidência por bairros.

A propósito

Tanto o professor Etereldes quanto o sanitarista Reblin tiveram sintomas leves de Covid, nos últimos dias. Reblin, inclusive, já havia recebido a primeira dose da vacina. Melhoras!

Sobe demanda por imunizantes naturais

No comparativo de ofertas de produtos na Ceasa-ES, entre março de 2020 e o mês passado, o aumento de alguns produtos considerados imunizantes naturais foi significativo. O alho brasileiro teve incremento de 115%, embora a maior parte do alho vendido ali seja o importado, e que se manteve estável na oferta e preço. Espinafre (mais 59,4%), rúcula (mais 32%) e manga palmer (mais 66,7%) foram bem ofertados. Limão e laranja ficaram estáveis.

* * *

Montanha acima

Esta Páscoa não vai ser nem igual àquela que passou, e já era pandemia. O aumento das restrições reduziu em nossas montanhas as reservas na rede hoteleira para o período. Pelos indicadores, acomodações ficarão às moscas, mesmo ofertando apenas 30% dos leitos.

Olhos de ressaca

Capitu, com seus famosos “olhos de ressaca”, traiu ou não o marido Bentinho, que narra a história? Esse é um dos grandes enigmas da literatura brasileira, exposto no romance Dom Casmurro, de Machado de Assis, publicado em 1899. Agora, alunos de literatura do Leonardo da Vinci têm como desafio reescrever Dom Casmurro pelo ponto de vista da Capitu.

Conduru no mapa

Exposição global e fama movem montanhas. Subiu muito, nos últimos dias, nas redes sociais, a procura por imagens e informações sobre Conduru, acanhado distrito de Cachoeiro. Tudo por conta do romance, em reality show, da atriz Carla Diaz com Arthur Picoli, que nasceu lá.

Agora vai?

Entreouvido entre sanitaristas, no instante em que o governador Casagrande anunciou maior restrição das atividades até 4 de abril, incluindo transporte público: “Agora sim, pois lockdown meia-boca não resolve”.

CURTA

ESGOTAMENTO

Até pouco tempo, quando a Secretaria de Estado da Saúde abria 50 vagas para médicos e enfermeiros, surgiam dois mil candidatos. Agora, sobram vagas e faltam candidatos.

LINHA DE FRENTE

Sindicato dos Jornalistas do Estado aguarda pleito enviado ao governo, em 18 de fevereiro, pedindo vacinação já para a categoria, que é atividade considerada essencial.

TENSÃO NO AR

Atento leitor observa que muitas ambulâncias já saem com sirenes ligadas e que, mesmo de madrugada, sem trânsito, seguem com seu canto sinistro pelas ruas.

LUZ NO TÚNEL

Surge a vacina Butanvac. E viva o Instituto Butantan, coisa nossa!

FILOSOFIA NA PANDEMIA

“Vem aí a Semana Santa. Se você não sabe ressuscitar, não aglomere”. Oportuna postagem feita nas redes.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: