Suspeito de comandar ataques no Morro da Piedade é preso
Escute essa reportagem
Um dos suspeitos de comandar uma série de ataques nos morros da Piedade e do Moscoso, em Vitória, que tiveram início em 2018, foi preso pela Polícia Militar em operação na manhã deste domingo (10).
Segundo a PM, o suspeito foi identificado como Alan do Rosário de Oliveira, de 31 anos, mais conhecido como "Hamburgão" e “Bin Laden”, e contra ele há cinco mandados de prisão em aberto pelo crime de homicídio. O acusado está na lista dos mais procurados no site da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp).
A prisão aconteceu no Morro de São Benedito, no Complexo da Penha, também na capital e, segundo os militares, o acusado ficou ferido após trocar tiros com os policiais.
A operação começou às 6h20, com a participação de 20 militares da Força Tática, do 1º Batalhão (Vitória). Os policiais foram até a casa do suspeito, onde realizaram um cerco. Até um drone foi usado para monitorar qualquer tentativa de fuga de Alan.
Ao ver os policiais, o suspeito tentou fugir em direção a uma mata, localizada atrás da residência dele. No entanto, ele se deparou com outros policiais que estavam na parte de trás da casa realizando o cerco.
De acordo com os policiais, ao se ver sem saída, Alan atirou contra os militares, que revidaram, tendo início um tiroteio. O suspeito foi ferido por um dos disparos e detido pelos policiais.
Ele foi socorrido ao Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), o antigo São Lucas, também em Vitória.
Com Alan, os policiais encontraram uma pistola 9 milímetros, de fabricação turca, três carregadores para esse calibre com capacidade para 18 munições, além de 49 munições 9 milímetros, drogas e radiocomunicador.
Inicialmente, todo o material aprendido foi levado à 1ª Delegacia Regional de Vitória. No entanto, por envolver alguém ferido por ara de fogo, o caso foi levado ao Departamento Especializado de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), no mesmo município.
De acordo com os policiais, Alan era o responsável por planejar e fornecer armas aos traficantes que promoviam os ataques no Morro da Piedade.
Entre os crimes dos quais ele é suspeito, conforme a polícia, estão as mortes dos irmãos Damião e Ruan Reis, em 2018. Damião era passista e Ruan capoeiristas e os dois não tinham passagem pela polícia nem envolvimento com o tráfico de drogas.
Outro caso do qual Alan é suspeito de participação foi a três jovens em 15 de janeiro de 2019, no Moscoso.
Na ocasião, Luiz Fernando da Conceição Gomes, de 19 anos, Patrick Oliveira de Souza, de 26, e Wemerson da Silva Lima, de 23, foram mortos por traficantes que chegaram na pracinha do local atirando. Duas pessoas ficaram feridas no ataque.
Comentários