Smart TVs, a nova porta de entrada dos hackers
A Internet das Coisas (IoT – Internet of Things) vem conectando aos poucos os objetos que utilizamos em nosso dia a dia, dentro de nossas casas e também nas ruas. Depois do computador, do telefone celular e do automóvel, a Internet das Coisas chegou com toda a força até os aparelhos de televisão.
Já são raros os fabricantes que ainda produzem TVs não integradas à internet. Com isso, os cibercriminosos descobriram uma nova forma de invadir as nossas residências, da comodidade e segurança de suas próprias casas.
Assim, as Smart TVs dos usuários menos atentos estão na mira desses criminosos, para o roubo de dados e informações que tenham valor financeiro.
Hoje, a sua Smart TV deve ser encarada como um computador com uma placa de TV acoplada.
Por isso, todos os cuidados que temos com os computadores precisamos também ter com a nossa Smart TV, pois com acesso contínuo à internet, principalmente para acesso às plataformas de streaming (Netflix, Amazon Prime, entre outras), o aparelho fica tão vulnerável, ou até mais exposto que o seu computador, pelo fato de ainda não existirem muitas barreiras para evitar acessos indevidos.
Todavia, observando alguns cuidados no uso da Smart TV, é possível mantê-la com um bom nível de segurança e longe das ações dos cibercriminosos.
Ative a atualização automática da Smart TV
Como todo dispositivo ou aplicação conectado à internet, também com as Smart TVs é necessário realizar a atualização do software controlador, e assim manter o aparelho livre de possíveis vulnerabilidades detectadas e exploradas por hackers.
Não conecte a Smart TV em redes Wi-Fi estranhas
Pegar uma carona na rede Wi-Fi do vizinho não é uma boa ideia, muito pelo contrário, essa carona pode trazer o vizinho ou quem utilize aquela mesma rede para dentro da sua casa e assim ter acesso a outros dispositivos.
Cuidado com dispositivos externos
Ao conectar HD externo e pendrives nas Smart TVs para visualizar fotos e vídeos não deixe de fazer uma prévia verificação com um software antivírus, para evitar levar um código malicioso para a TV.
Não clique em links suspeitos
Ao acessar e-mails, redes sociais ou outras aplicações de internet, pela Smart TV, não clique em links suspeitos para não correr o risco de instalar um malware em seu aparelho.
Finalmente, lembre-se de desativar configurações de fábrica e mudar senhas-padrão, para somente você ter controle total da câmera, microfones e outras funcionalidades.
Uma etiqueta sobre a webcam é uma medida de segurança que não pode ser esquecida. Aparelhos nos quartos são os mais visados pelos cibercriminosos, que buscam imagens de intimidade de casais para suas chantagens criminosas.