Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Painel

Painel

Colunista

Folha de São Paulo

Seus passos

| 23/06/2020, 08:42 08:42 h | Atualizado em 23/06/2020, 08:45

A Operação Anjo, que prendeu Fabrício Queiroz, traz alguns caminhos para explicar como o ex-assessor de Flávio Bolsonaro bancou seu tratamento no Albert Einstein, mas ainda não deu pistas sobre como ele pagou sua defesa desde que virou alvo do Ministério Público do Rio.

Essa é uma das dúvidas que pairam sobre as fontes de renda de Queiroz e chama a atenção de autoridades que estão no caso. Por envolver advogados, no entanto, a investigação divide o mundo jurídico.

Sigilo profissional
A principal questão é que a relação do cliente com o advogado é assegurada pela Constituição.

Caminhos
Como Queiroz foi encontrado na casa do advogado da família Bolsonaro (Frederick Wassef), investigadores também buscam saber qual a relação que existia entre eles, se Wassef bancava seus custos e por quais motivos. Além da questão da origem dos recursos, importa saber a razão dos contatos, para afastar ou perseguir a suspeita de obstrução de Justiça.

Defesa
Desde o início do inquérito, Queiroz constituiu dois renomados advogados: Paulo Klein, primeiro, e agora Paulo Catta Preta, que defendeu o ex-PM Adriano da Nóbrega, morto em uma operação policial em fevereiro.

Elástico
O sigilo profissional na relação entre defensor e cliente é o principal tema da investigação da facada contra Bolsonaro. No ano passado, o Presidente foi ao Twitter para pressionar o TRF-1 a permitir a perícia de celulares do advogado de Adélio Bispo.

Dardo
Redes hoteleiras de Brasília entraram na mira do inquérito sobre atos antidemocráticos, que está sob relatoria de Alexandre de Moraes. A suspeita dos investigadores é que hotéis da capital do País fizeram supostas parcerias com líderes dos movimentos, dando descontos e permitindo pagamentos em dinheiro vivo.

Mensagem
Jair Bolsonaro disse em evento na manhã de ontem que seu governo ainda terá um ministro oriundo da Polícia Federal e que não vai demorar muito pra isso ocorrer.

Para quem
Alguns presentes interpretaram a declaração como uma brincadeira para agradar a polícia. Outros ainda disseram ter sido um afago a Alexandre Ramagem, diretor-geral da Abin, que estava na cerimônia.

De casa
A Covid deve limitar a campanha de 1.040 prefeitos que vão tentar a reeleição e têm mais de 60 anos, ou seja fazem parte do grupo de risco da doença e não deveriam se expor. Isso representa quase 20% das cidades do País.

Praça
Em São Paulo, a esquerda espera contar com as redes sociais para turbinar a candidatura de Guilherme Boulos (Psol). Ele tem 2,8 milhões de seguidores no Twitter, Instagram e Facebook. Fica atrás somente de Joice Hasselmann (PSL), com 3,2 milhões.

Ranking
O apresentador José Luis Datena (MDB), que ainda não disse se sairá candidato neste ano, apesar de ter feito a filiação partidária, tem 2,73 milhões se seguidores, menos do que Artur do Val, o Mamãe Falei, com 2,75 milhões.

Relógio
Para concorrer na eleição deste ano, Datena tem que se desligar do Brasil Urgente, da Band até a próxima segunda-feira. Na terça, as televisões e rádios não podem mais exibir programas de apresentadores que desejem concorrer nas eleições deste ano.

Dúvida
Ele pode ganhar tempo caso seja aprovada a proposta de emenda constitucional que adia em 42 dias a eleição – todos os demais prazos do calendário eleitoral também seriam adiados. No Senado, a promessa é votar o texto hoje. Na Câmara, líderes acham difícil a aprovação.

Bandeja
Não foi só Fábio Faria (Comunicações) quem avisou parlamentares que Abraham Weintraub seria demitido do MEC na semana passada. Paulo Guedes (Economia) também informou a saída do ministro como forma de pacificar a relação do Executivo com Legislativo e Judiciário.

Crime
O Ministério da Justiça firmou parceria com a ONU no projeto Track4tip, de prevenção e investigação do tráfico de pessoas em cooperação com outros sete países latinos.

Tiroteio

“Eleição no dia 15 de novembro está tão certo quanto opinião da OMS (Organização Mundial de Saúde)”.

Do senador Eduardo Gomes (MDB-TO), líder do governo, para quem ainda há dúvidas sobre o adiamento da eleição deste ano.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: