X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Semáforo desligado na madrugada em Vila Velha


Os semáforos localizados em vias municipais de Vila Velha terão de ficar desligados durante a madrugada. A medida está presente numa lei aprovada e promulgada pela Câmara Municipal.

A lei determina que os sinais fiquem ligados somente no modo alerta, com a luz amarela piscante, entre 23 e 5 horas. Ou seja, o motorista não será mais obrigado a ficar parado no sinal vermelho, o que prevê multa em caso de desrespeito, pois o sinal não ficará mais vermelho.

Autor da lei, o vereador Valdir “do Restaurante” explicou que a medida visa proteger os motoristas de assaltos e sequestros, principalmente em locais e horários de pouca movimentação.

O desligamento será apenas nas vias municipais. Com isso, vias estaduais e federais continuam como estão. É o caso das rodovias do Sol, Darly Santos e Leste-Oeste, por exemplo. Também ficam excluídos os semáforos em vias onde a alta velocidade pode levar perigo.

Imagem ilustrativa da imagem Semáforo desligado na madrugada em Vila Velha
Semáforos em Vila Velha deverão ser desligados para evitar os assaltos |  Foto: Beto Morais/ AT

“Caberá à prefeitura indicar as vias públicas e os semáforos da cidade que deverão ser enquadrados, ou não, nesta flexibilização”.

A lei foi aprovada inicialmente no dia 9 de dezembro do ano passado. No entanto, a Prefeitura de Vila Velha vetou o projeto alegando vício de inconstitucionalidade, quando um tema que deveria ser tratado só pelo poder executivo é tratado pelo legislativo.

Os vereadores se reuniram em sessão online na última quarta-feira e rejeitaram o veto da prefeitura Com isso, a lei foi automaticamente promulgada e passou a valer.

Segundo o advogado e especialista em direito de trânsito, Paulo André Cirino, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não prevê nenhuma possibilidade de avanço de sinal vermelho. A lei municipal de Vila Velha, no entanto, fala em desligamento dos semáforos, o que é permitido.

“O que não pode é alterar as regras de trânsito. Se a ideia é desligar o semáforo para impedir que alguém ultrapasse o vermelho, que deixa de existir, não tem problema, pois desligar é uma decisão da prefeitura”, afirmou.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: