X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Sem Verstappen, Hamilton aproveita, vence em casa e reacende campeonato


O GP da Grã-Bretanha entregou toda a emoção que o fã da Fórmula 1 poderia querer. Com uma disputa intensa nas primeiras curvas que terminou em acidente e uma ultrapassagem na penúltima volta, Lewis Hamilton venceu e fez mais uma vez a festa da torcida da casa, para delírio dos mais de 140 mil presentes no circuito.

Foi a oitava vitória do piloto da Mercedes em Silverstone, ultrapassando Michael Schumacher e tornando-se o primeiro a subir ao lugar mais alto do pódio em seu país.

A vitória 99 da carreira foi a quarta na temporada, reabrindo a disputa com Max Verstappen pelo título da temporada. Agora, a vantagem do holandês é de apenas oito pontos.

Charles Leclerc, que liderou a prova até a volta de número 50, ficou na segunda posição, seguido por Valtteri Bottas.

"É dificil aproveitar 100%. Dei tudo de mim, mas não foi o suficiente nas últimas duas voltas. Parabéns ao Lewis, ele fez um excelente trabalho. O time trabalhou incrivelmente bem. Estou incrivelmente orgulhoso deles", disse Leclerc, que alcançou o pódio pela primeira vez na temporada.

Imagem ilustrativa da imagem Sem Verstappen, Hamilton aproveita, vence em casa e reacende campeonato
Hamilton comemora vitória, que o deixou apenas oito pontos atrás de Verstappen. |  Foto: Divulgação / Mercedes

A Fórmula 1 volta no dia 1º de agosto, no GP da Hungria.

Começo e fim para Verstappen

A corrida começou de forma insana, com uma intensa briga pela primeira posição. Briga essa que não terminaria bem para a Red Bull.

Lewis Hamilton tentou de todas as formas "dar o troco" em Max Verstappen pelo que aconteceu no sábado, quando o holandês tomou a ponta do sprint nas primeiras curvas. E a disputa acabaria na "copse", sétima curva do circuito inglês.

Por fora, Verstappen fechou a porta para Hamilton, mas acabou tocando, com o pneu traseiro direito, na frente do carro da Mercedes. A roda da Red Bull saiu na hora e Verstappen só foi parar na proteção de pneus.

Hamilton seria depois considerado culpado pelo acidente e foi punido em 10 segundos.

Relargada com a Ferrari na frente

O acidente gerou uma bandeira vermelha para que a barreira de pneus fosse arrumada. Minutos depois tivemos a relargada, com os carros parados no grid e Charles Leclerc na pole, já que o piloto da Ferrari havia largado bem e ainda se aproveitou a confusão em sua frente.

Com as luzes se apagando novamente, Leclerc manteve a ponta com Hamilton em segundo e Lando Norris deixando Bottas para trás e assumindo a terceira posição.

Motor apagou?

Após a 14ª volta, Hamilton começou a diminuir a vantagem de Leclerc e a explicação chegou pela comunicação entre o piloto monegasco e a equipe. "Não! Não! Meu motor apagou e voltou de novo. Me digam o que está acontecendo!", questionou Leclerc.

Hamilton chegou a deixar a diferença menor que um segundo, tendo o DRS à sua disposição, mas bolhas nos pneus da Mercedes atrapalharam o ataque e a equipe italiana conseguiu evitar a ultrapassagem.

Boxes agitados

Quando chegou a hora das trocas de pneus, Lewis Hamilton teve que viver 10 segundos agoniantes parado sem que ninguém pudesse mexer no seu carro. Com a punição ele voltou na quinta colocação.

A Ferrari teve alguns instantes para reviver seus momentos de grandes glorias, com Leclerc e Sainz nas duas primeiras posições. Mas a realidade logo bateu na porta.

Sainz foi o primeiro a ir aos boxes e teve uma parada de mais de 12 segundos, já que a porca do pneu esquerdo dianteiro teimava em não encaixar. Menos mal para os italianos que tudo correu bem quando Leclerc foi para sua parada.

Hamilton não desiste

A punição não tirou Lewis Hamilton da briga pela vitória. Depois de passar Norris com muita facilidade, o piloto da Mercedes apertou ainda mais o ritmo e deixou Bottas para trás, ficando novamente na segunda posição.

Faltando 10 voltas para o fim, a diferença era de apenas nove segundos, com a previsão de que existisse pelo menos uma ou duas voltas de disputa entre Ferrari e Mercedes pela vitória.

Leclerc ganhou sinal verde da equipe para tirar tudo o que pudesse do motor, mas isso não era o suficiente para impedir a aproximação do heptacampeão. Na 50ª de 52 voltas, não deu para a Ferrari.

Red Bull zerada na Inglaterra

Não foi apenas a diferença de Verstappen que diminuiu. Sem somar pontos em Silverstone, a Red Bull também viu cair para apenas quatro pontos a diferença na liderança para a Mercedes.

A equipe ao menos conseguiu "roubar" um ponto, colocando Pérez nos boxes na penúltima volta e dando a condição dele fazer a melhor volta da prova. O mexicano, contudo, não fica com o ponto extra já que terminou fora dos 10 melhores da corrida.

Veja a classificação do GP da Grã-Bretanha

1) Lewis Hamilton (Mercedes)

2) Charles Leclerc (Ferrari)

3) Valtteri Bottas (Mercedes)

4) Lando Norris (McLaren/Mercedes)

5) Daniel Ricciardo (McLaren/Mercedes)

6) Carlos Sainz Jr. (Ferrari)

7) Fernando Alonso (Alpine/Renault)

8) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes)

9) Esteban Ocon (Alpine/Renault)

10) Yuki Tsunoda (AlphaTauri/Honda)

11) Pierre Gasly (AlphaTauri/Honda)

12) George Russell (Williams/Mercedes)

13) A.Giovinazzi (Alfa Romeo/Ferrari)

14) Nicholas Latifi (Williams/Mercedes)

15) Kimi Räikkönen (Alfa Romeo/Ferrari)

16) Sergio Pérez (Red Bull/Honda)

17) Nikita Mazepin (Haas/Ferrari)

18) Mick Schumacher (Haas/Ferrari)

Não completou

Max Verstappen (Red Bull/Honda)

Sebastian Vettel (Aston Martin/Mercedes)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: