X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Política

Secretário de Cultura de SP critica governo federal e diz que incêndio em galpão da Cinemateca é 'tragédia anunciada'


O secretário municipal de Cultura de São Paulo, Alê Youssef, lamentou o incêndio que atinge um depósito da Cinemateca Brasileira, na zona oeste de São Paulo, na noite desta quinta-feira (29).

"Precisamos aguardar a perícia do Corpo de Bombeiros mas tudo leva a crer que trata-se da crônica de uma tragédia anunciada diante do desgoverno federal", afirmou Alê à reportagem.

O secretario estadual da Cultura de SP, Sérgio Sá Leitão, diz que está acompanhando o caso com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros de SP e o secretário de Segurança do estado. "Trata-se de uma importante instituição cultural que pertence ao governo federal e vem sendo negligenciada pelo governo Bolsonaro desde 2019. Lamentável", disse Sá Leitão.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, 11 viaturas foram enviadas à rua Othão, número 290, na Vila Leopoldina, onde o imóvel está localizado. Não há informações de vítimas.

O prédio em questão não é a sede principal da Cinemateca, que fica na Vila Clementino, na zona sul da capital paulista. Mas o depósito atingido pelas chamas também abriga parte de seu acervo, como filmes de 35 mm e 16 mm, feitos de material altamente inflamável. Eles seriam cópias para exibição, não os rolos originais, que ficam em outro local.

Em nota, a Secretaria Especial da Cultura do governo federal afirma que "lamenta profundamente" o incêndio e que acompanha de perto a situação.

A pasta diz ainda que todo o sistema de climatização do espaço passou por manutenção há cerca de um mês, "como parte do esforço do governo federal para manter o acervo da instituição". Afirma também que solicitou apoio à Polícia Federal para investigar as causas do incêndio.

"Só após o seu controle total pelo Corpo de Bombeiros que atua no local poderá determinar o impacto e as ações necessárias para uma eventual recuperação do acervo e, também, do espaço físico. Por fim, o governo federal, por meio da secretaria, reafirma o seu compromisso com o espaço e com a manutenção de sua história", segue a nota.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: