X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Saúde

Você sabe como anda a saúde da sua visão?

Especialistas explicam que para acompanhar a situação dos olhos é preciso se consultar com o oftalmologista uma vez ao ano


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Você sabe como anda a saúde da sua visão?
Médica examina paciente: catarata, retinopatia diabética, degeneração macular e tracoma podem causar cegueira. |  Foto: Freepik

Você sabia que a maioria dos casos de cegueira podem ser evitados? Médicos explicam que, para isso, é fundamental a pessoa ir a consultas oftalmológicas regulares.

O assunto ganha destaque com a campanha Abril Marrom, ação nacional de conscientização voltada para a prevenção do problema e à promoção da saúde ocular.

Mas por que o acompanhamento médico é tão importante? Segundo César Ronaldo Filho, cirurgião do Hospital de Olhos Vitória, várias doenças que podem levar à cegueira não apresentam nenhum sinal ou sintoma, como o glaucoma.

Ao longo de sua progressão, o paciente pode não sentir nada, e quando começa a sentir, seu quadro pode já estar avançado.

“A única maneira de prevenirmos é com consultas regulares. Não estou falando de exames ultrassofisticados. Uma consulta de rotina para medir a pressão do olho, conferir o grau e fazer um exame de fundo de olho já é o suficiente”, afirmou o profissional.

Com o diagnóstico, o paciente pode tratar o problema e se prevenir da perda de visão.

O oftalmologista Pedro Trés Vieira Gomes pontuou que as causas para a cegueira podem ser classificadas em congênitas (desde o nascimento), adquiridas ao longo da vida ou relacionadas a traumas.

Além do glaucoma, mencionado por César, ele citou alguns motivos que podem desencadear a perda de visão: catarata; retinopatia diabética, que é um efeito colateral grave do diabetes que danifica a retina; degeneração macular relacionada à idade (DMRI), que afeta a visão central, principalmente em idosos; e também tracoma, que é a principal causa de cegueira infecciosa.

Quando se tem essas condições, seria possível revertê-las? Pedro disse que em muitos casos sim.

“A catarata tem tratamento cirúrgico eficaz, já o glaucoma pode ser controlado com colírios ou cirurgias para reduzir a pressão ocular. A retinopatia diabética pode ser evitada com controle rigoroso da glicemia e exames regulares. Já a DMRI tem medicamentos que ajudam a retardar a progressão da doença”.

Sobre as condições genéticas, o médico disse que ainda não têm cura, mas a reabilitação visual e as tecnologias assistivas melhoram a qualidade de vida do paciente.

Por fim, ele pontuou que acidentes, queimaduras químicas ou perfurações podem causar comprometimento da visão. “Traumas podem ser prevenidos com o uso de óculos de proteção”.

“Exijam o Teste do Olhinho nos bebês”

Imagem ilustrativa da imagem Você sabe como anda a saúde da sua visão?
Elizabeth Mutz Nascimento, 45, tem somente 20% da visão devido à catarata congênita desde sua infância. |  Foto: Fábio Nunes/AT

Por conta de um diagnóstico tardio, Elizabeth Mutz Nascimento, de 45 anos, não enxerga nada de um olho e, no outro, possui somente 20% da visão. Ela tem deficiência visual desde a primeira infância, devido à catarata congênita.

“Mesmo as cirurgias realizadas não foram suficientes para corrigir o problema”, contou.

Coordenadora administrativa do Instituto Luiz Braille, em Vitória, Elizabeth acredita ser muito importante a conscientização da população a respeito dos cuidados com os olhos, órgãos tão importantes.

“Eu recomendo que as pessoas levem as crianças e exijam na maternidade o Teste do Olhinho (que avalia a visão dos recém-nascidos). Que tenham esse cuidado de estar sempre consultando o oftalmologista e buscando os procedimentos adequados”.

Fique por dentro

Dados sobre cegueira

• 90%dos casos de cegueira ocorrem nas áreas pobres do mundo.

• 90% dos casos de deficiência visual são preveníveis ou tratáveis.

• 55% dos casos de deficiência visual são em mulheres.

• 40% das cegueiras têm conotação genética (são hereditárias).

• 25% das cegueiras têm causa infecciosa.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: