Vacina para proteger grávidas e bebês chega ao Espírito Santo
O imunizante contra o vírus que provoca bronquiolite em recém-nascidos começa a ser aplicado a partir de segunda-feira (8)
Grávidas a partir da 28ª semana de gestação, sem restrição de idade, começam a receber as primeiras doses da vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR), principal causador da bronquiolite em recém-nascidos, a partir de segunda-feira (8).
O imunizante será oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e passa a integrar o Calendário Nacional de Vacinação das Gestantes.
As 13.935 doses enviadas ao Espírito Santo já chegaram e estão sendo distribuídas aos municípios. A previsão é que a entrega seja finalizada até sexta-feira (5), garantindo o início da imunização para o começo da próxima semana.
O obstetra Fernando Guedes explica que o VSR é um dos principais vírus responsáveis por doenças respiratórias agudas em recém-nascidos, podendo afetar tanto vias aéreas superiores (rinite, sinusite e otite) quanto inferiores, provocando bronquiolite e pneumonia viral.
Segundo ele, a bronquiolite é uma das doenças mais comuns e mais graves nos primeiros seis meses de vida, podendo evoluir para quadros severos.
“Quadro grave é quando o bebê apresenta esforço respiratório, precisa de oxigênio e muitas vezes de internação em UTI. O VSR pode provocar bronquiolite grave e levar à morte”, afirma. Casos mais severos podem exigir entubação, drenagem de tórax e longas internações.
A estratégia utilizada contra o VSR é vacinar a mãe para que ela produza anticorpos que atravessam a placenta e chegam ao bebê ainda na gestação. “O bebê já recebe um anticorpo pronto dentro da barriga, garantindo até 78% de proteção contra as formas graves da bronquiolite”, explica Guedes.
De acordo com o obstetra, a aplicação deve ocorrer com pelo menos 14 dias de antecedência do parto, para garantir a transferência de anticorpos. “Além disso, essa vacinação é feita a cada gestação”.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), 51.811 gestantes estão aptas a serem vacinadas no Estado. O subsecretário de Vigilância em Saúde, Orlei Cardoso, ressalta que haverá novas doses.
“O ministério colocou que fará isso de forma gradativa. Não deu dia exato, mas entregou a primeira remessa e provavelmente na próxima semana já deve ter outra. Agora entrou na rotina, não tem volta. Tem que ser feito continuamente”.
Para o secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, esse é um passo importante. “A vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR) no SUS é um passo importante no cuidado à saúde das crianças em todo País. Marca uma conquista muito importante da saúde pública brasileira”.
Saiba Mais
Números no Espírito Santo
De janeiro a 22 de novembro foram registrados 711 casos de síndrome respiratória causados pelo vírus sincicial respiratório (VSR). Desses, 653 foram em crianças de 0 a 4 anos.
Mortes
Foram 19 mortes registradas por causa do vírus. Entre as vítimas, oito tinham entre 0 e 4 anos.
Internações
De acordo com a Secretaria da Saúde (Sesa), em 2024, no Estado, foram 2.788 internações no SUS por bronquiolite aguda, que pode ser causada também por outros vírus, além do VSR .
Em 2025, de janeiro a setembro, foram 2.728 internações no Estado.
Vitória
A Secretaria de Saúde de Vitória inicia nesta quinta-feira (4), às 12 horas, o agendamento on-line para a vacinação de gestantes contra o vírus sincicial respiratório (VSR).
A aplicação do imunizante terá início na próxima segunda-feira (8), em todas as unidades de saúde do município.
Serão disponibilizadas 575 vagas para agendamento, que pode ser realizado pelo site agendamento.vitoria.es.gov.br, pelo aplicativo Vitória Online ou pelos totens de autoatendimento Facilita Vix, instalados nas unidades de saúde.
A vacina também será ofertada por demanda espontânea, durante toda a semana, incluindo sábados e feriados, nas salas de vacinação da capital.
Vila Velha
A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Vila Velha informa que o município recebe as vacinas nesta quinta-feira (4).
A primeira remessa destinada a Vila Velha terá, em média, 1.500 doses, que serão ofertadas em todas as salas de vacina do município a partir de segunda-feira (8), mediante agendamento on-line.
As vagas serão disponibilizadas sexta-feira (5), às 15 horas, no site da Prefeitura de Vila Velha. Para comprovar a idade gestacional, será aceita a caderneta da gestante ou exame de ultrassonografia que indique a semana gestacional.
Serra
A Secretaria de Saúde da Serra informa que a previsão de chegada das doses da vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR) ao município é sexta-feira (5).
Logo após o recebimento, será iniciada a distribuição para as unidades de saúde. Em razão do feriado municipal na próxima segunda-feira (8), a vacinação está prevista para começar na terça-feira (9).
A demanda é espontânea e as vacinas estarão disponíveis nas 39 salas de vacinação do município, conforme o horário de funcionamento de cada unidade.
Além disso, aos sábados, a partir do próximo dia 13, também haverá vacinação no Shopping Montserrat.
Cariacica
A Prefeitura de Cariacica, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que a Secretaria de Estado da Saúde prevê o envio de 1.326 doses da vacina ao município.
Após o recebimento das doses, o município definirá a data de início da vacinação, que será realizada em todas as unidades de saúde, conforme o horário de funcionamento das salas de vacina.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários